4 Passos Para Um Plano de (WEB MARKETING) Matador

No tags Permalink

Muitas são as tarefas que estão presentes na definição de um plano de Web Marketing. Muito para pensar, analisar e organizar. Principalmente para iniciantes, fica muito difícil gerenciar o marketing diariamente.

Seguir uma rotina com passos básicos pode ajudar quem está iniciando suas atividades e até mesmo orientar quem já está comprometido com estratégias de web marketing, mas precisa otimizar seu tempo.

Para simplificar a sua rotina e lançar para longe o medo de empreender na internet, separamos 4 etapas principais a serem cumpridas, que vão permitir que você otimize seu relacionamento e resultados com o Web Marketing.

Primeiro passo: Análise do tráfego

No primeiro momento você precisa entender a posição atual de seu site ou blog. Para isto, é necessário analisar o histórico do seu tráfego e buscar dados que indicam informações estratégicas sobre o seu negócio.

Esta análise permitirá entender a origem dos acessos, como os clientes estão interagindo com sua página, de onde eles vêm e quais os pontos de maior interesse. Além de checar as informações acima, não deixe de ficar atento também às formas como vem acontecendo sua conversão.

A ferramenta gratuita oferecida pelo Google é uma das mais populares e fornece um suporte muito interessante, especialmente para quem ainda está se habituando com a realidade do Analytics.

google analytics funil de conversão

Para facilitar ainda mais a interação e o entendimento, a ferramenta do Google passou a oferecer a criação de Dashboards personalizados. Usando o Analytics você pode construir facilmente um painel com as informações que são fundamentais ao seu website ou blog.

Segundo passo: Analisar e monitorar mídias sociais

Não é novidade o fato de que a presença de empresas nas redes sociais é um investimento indispensável. E não basta apenas criar perfis, é preciso gerenciá-los estrategicamente.

Por mais que hajam constantes mudanças nas relações de empresas com clientes, seu negócio precisa acompanhar bem de perto todo este movimento do web marketing para se manter competitivo.

Algumas redes sociais disponibilizam dados estratégicos para que você tenha noção do desempenho da sua página ou perfil, mesmo oferecendo dados úteis, ainda assim dá muito trabalho ter que acessar cada uma das páginas individualmente.

Como dica para otimizar o tempo investido nesta função diária, é possível contar com a ajuda de ferramentas de gestão como HootSuite, Sproutsocial e Mention. Todos permitem a reunião de múltiplos perfis em apenas um lugar.

página do hootsuite

Trabalhando com uma plataforma de multi publicação e gestão, é possível ganhar muito tempo na sua rotina diária, mesmo assim, trabalhar com mídias sociais solicitará um empenho constante.

Para não perder informações e interações importantes, não deixe de cadastrar versões dos aplicativos em seu smartphone, pois eles te notificam sobre novas interações e permitirão um acompanhamento eficaz.

Terceiro passo: Planejamento de conteúdo

A maior facilidade oferecida pela internet é o acesso simples e dinâmico à diversidade de conteúdos. Essa acessibilidade o colocou como o grande foco e principal diferencial.

A chuva de anúncios e banners embora ainda usada, não é a forma mais eficaz de convencer os clientes. Para ajudar nas conversões e na construção de estratégias de web marketing, o segredo da promoção de um site ou blog, passou a ser a geração de conteúdo.

Independente do segmento, é indispensável dedicar atenção a estratégias de conteúdo. Para ser bem sucedido, invista na escolha de canais de acordo com o perfil de seu público-alvo. Nem sempre ter perfil em todas as redes sociais é útil o suficiente.

Após esta definição, cada mídia social, site ou blog precisará de um plano específico. Determine a frequência, melhores horários, o estilo de material a ser compartilhado e as palavras-chave predominantes.

Embora gerir a publicação de conteúdos para cada uma das mídias seja um pouco trabalhoso, é um esforço que vale à pena, pois o retorno oferecido será muito válido, com a conquista de público segmentado e qualificado.

Para ajudar a organizar este planejamento e na distribuição de tarefas para que o plano seja realizado dentro do prazo, conte com a ajuda de ferramentas online. Uma boa opção é o Smartsheet. Ele permite incluir planilhas, agendar tarefas, compartilhar materiais, além de muitas outras utilidades.

Quarto passo: Se dedique ao SEO

Também é muito importante dedicar tempo para avaliar o desempenho da otimização do seu site. Uma boa dica é realizar o cadastro no Google Web Master Tools.

Esta ferramenta gratuita, ajudará você a entender como funciona a indexação do seu site, além de permitir a identificação de diversidades comuns como altos índices de 404s.

Checando constantemente, também será possível identificar e corrigir mais rapidamente as melhorias necessárias no Html, estatísticas de rastreamento e consultas de pesquisa para uma visão geral do desempenho de seu site nos buscadores online.

Seja qual for o ramo do seu negócio, iniciando uma rotina com estas quatro etapas fundamentais, será possível estruturar ações completas de web marketing e obter os melhores resultados. Basta um pouco de disposição, disciplina e boa sorte!.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *