10 Passos Para Vencer na (OTIMIZAÇÃO DE SITES)

No tags Permalink

Se você já criou um site ou blog, certamente já sabe que a audiência é fundamental para geração de resultados, mensuração de desempenho e captação de novos investimentos, não é mesmo?

Para ampliar a audiência e captar clientes de qualidade é preciso aprimorar o SEO da sua página, para assim facilitar a localização dela e atrair público verdadeiramente interessado no que você pode oferecer.

Para dar passos seguros na direção de uma otimização de sites eficiente, siga estas 10 dicas valiosas:

1- Avalie o desempenho da sua página

É muito importante conhecer primeiro os seus pontos fortes e necessidades a desenvolver, por isto, utilize ferramentas que te ajudarão a checar seu desempenho atual, para isto você pode:

Checar o desempenho SEO da sua página com ferramentas como as oferecidas pelo MOZ e também aprimorar a navegabilidade em seu site avaliando a velocidade de carregamento da sua página com ajuda do Google Page Insights.

google-page-insights

2- Tenha um site responsivo

Em tempos em que o acesso mobile à internet vem reconfigurando a relação entre consumidores e empresas, ter um site responsivo, também conhecido como mobile-friendly, é fundamental. Prova disso foi a mudança do algoritmo do Google, que desde 21 de abril de 2015, que passou a favorecer sites com estas características.

Se ainda não tem certeza se seu site está adaptado, faça o teste do Google e também confira as dicas fornecidas por ele para aprimorar seu desempenho e conseguir se adaptar rapidamente.

3- Otimize as imagens da sua página

Um erro muito comum presente em diversos sites é a ausência de otimização das imagens. Lembre-se que o robô de pesquisas do google reconhece os dados e as descrições, por isto, as imagens para ele também são percebidas como códigos.

Para facilitar esta leitura, nomeie-as preferencialmente incluindo as palavras-chave adequadas, inclua informações no campo ALT e também inclua descrições.

Estas dicas, além de enriquecerem os dados da sua página, ainda a tornarão acessível para portadores de deficiência visual, que utilizam estes recursos para identificação e compreensão do seu conteúdo.

4- Invista em conteúdo de qualidade

A principal razão das pessoas recorrerem diariamente à internet é por causa da busca por conteúdos, logo, quem oferecer informações mais completas, interessantes e relevantes, conquistará seu público.

Pesquise sobre os temas preferidos por eles, produza materiais atrativos em diferentes formatos (artigos, infográficos, White papers, infográficos, vídeos, etc) e distribua-os com regularidade.

5- Pesquise palavras-chave adequadas

A escolha de palavras-chave não deve ser um processo aleatório. Dedique-se nesta busca, para isto, use como suporte o Google Trends, para identificar tendências em sua área de atuação e também o Planejador de palavras-chave do Adwords, para entender o grau de concorrência e selecionar as mais adequadas.

6- Invista na geração de backlinks

Investir no direcionamento de links para sua página ajudará na conquista de maior relevância, por isto, crie links entre textos para ampliar o tempo de permanência do cliente na sua página.

Além disto, busque parcerias e negocie a publicação cruzada de conteúdos em outras páginas, assim, poderá incluir links de referência que conduzirão mais clientes para o seu site e ajudará na construção de uma imagem sólida e reconhecida no mercado.

7- Otimize as informações da página

Existem algumas configurações muito importantes que podem facilitar a localização do seu site ou blog, são elas: a URL da página, o título da página, meta description e o heading da página.

É muito importante se manter atento ao preenchimento correto e estratégico destes itens. O ideal é que neles constem a palavra-chave relacionada ao seu conteúdo. Mas atenção, não se esqueça de seguir a dica 5 e selecionar estas palavras com foco estratégico.

Para quem possui uma página em wordpress fica muito mais simples gerenciar estes dados, pois há campos específicos que permitem estas adaptações. Caso não use wordpress e também não tenha experiência com este tipo de configuração, solicite ajuda de um programador.

Não exagere na otimização de títulos e URL, pois seu site pode ser penalizado.

8- Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das formas mais eficientes para realização de oferta e desenvolver relacionamento de médio e longo prazo com clientes, por isto, vale muito a pena investir na criação e gestão de uma lista de contatos, por isto, insira formulários de cadastro na sua página.

Para quem está começando, há muitas opções de serviços de e-mail marketing gratuitos como Mail Chimp e o e-Goi. É muito simples criar uma conta, mas não se esqueça de selecionar filtros para suas listas, de acordo com as características de seus leitores, para assim entregar conteúdo verdadeiramente útil e relevante para eles.

Também é importante manter atenção na criação das campanhas. Tome cuidado para não encaminhar excessivamente propagandas ou e-mails com muita frequência e assim desestimular a abertura e interação de seus leitores.

9- Estimule o compartilhamento do seu conteúdo e de sua página

Não basta atualizar suas páginas, para ajudar as pessoas a tomarem conhecimento do seu conteúdo, aproveite os canais como as redes sociais para distribuí-los. Elas são excelentes aliadas para compartilhamento e viralização de materiais interessantes, o que pode aumentar sua visibilidade e seus resultados.

10- Não tome atalhos

Pela internet há muitas ofertas de serviços que geram tráfego, seguidores e fãs quase que instantaneamente, mas não se engane com isto, embora algumas realmente aumentem a numeração magicamente, estas ofertas não geram um engajamento real e esta audiência conquistada não oferecerá retorno positivo e sustentável para seu site..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *