Aprenda a Tornar seu (BLOG POPULAR)

No tags Permalink

O sonho de todo blogueiro certamente é se tornar líder de audiência em seu segmento. Alcançar o topo dos indicadores de números de inscrições, compartilhamento e comentários de conteúdo é a meta principal.

Infelizmente temos uma triste notícia para dar. Certamente você não é o único com este sonho. Muitos outros blogueiros também perseguem este ideal, por isto, você precisa se dedicar mais ainda para estar próximo deste sucesso.

Para realmente superar o fantasma da concorrência, é preciso criar uma rotina de gestão estratégica, adicionar muito esforço, ter dedicação constante e criatividade para reinventar conteúdos diferentes de outros blogs.

Para ajudar nesta sua caminhada, simplificando sua rotina, separamos as principais dicas para gerir seu blog. Confira a seguir, 5 passos, capazes de torna-lo popular, rapidamente:

Desenvolva Conteúdo Prático

Como conteúdo é a grande chave do sucesso e há uma enxurrada dele sendo produzido e publicado na internet diariamente, você já sabe que precisa se dedicar ainda mais na alimentação do seu blog, não é mesmo?

Antes de iniciar a produção, mantenha o foco na utilidade. No momento da definição das pautas, dê preferência a temas que respondam dúvidas e solucionem possíveis problemas de seus seguidores.

Produzir material que apenas preenche espaço é um desperdício de tempo para você e seu público. Fazendo isto, o distanciará mais e mais a cada dia. Dica especial: quando for escrever, responda 3 perguntas antes de dar seguimento ao conteúdo. Questione-se:

  • Quais são os principais interesses do meu cliente?
  • Como posso ajudá-lo?
  • Este conteúdo responde dúvidas ou ensina algo ao meu cliente?

Caso o conteúdo do seu blog encontre respostas para todas estas questões, pode ficar tranquilo, você está seguindo o caminho certo da utilidade e possui grandes chances de ter um blog com ótima audiência.

Objetividade

Dando continuidade ao tópico anterior, ser útil é fundamental, mas não é o bastante. Será preciso produzir conteúdo claro e direto, seja ele texto, vídeo, podcast ou qualquer outra forma de sua preferência.

O tempo hoje em dia é um dos artigos mais valiosos. Conquistar a atenção do seu público é uma missão desafiadora. Para cumpri-la, a objetividade é mais que uma palavra, é uma lei.

Procure passar bastante informação, mas sempre de forma breve. Evite frases muito longas e parágrafos gigantes, pois isto torna a leitura entediante e cansativa.

Não deixe de investir também em subtítulos ou subtemas, pois eles ajudam a dividir o texto, segmentar vídeos e realizar chamadas em podcasts, por exemplo, mantendo o foco nos temas e ajudando na concentração e entendimento do público.

Promova interação

Hoje em dia, a interatividade é uma palavra-chave. Como todo blogueiro sonha com a audiência, uma das melhores formas de alcança-la é fazer com que seu conteúdo seja visto e compartilhado.

O estímulo a comentários, criação de títulos impactantes, a promoção de temas polêmicos ou que gerem debates são alguns dos caminhos que podem ser seguidos.

De todo modo, também é importante estar preparado para momentos difíceis, pois nem sempre todas as opiniões serão positivas e incentivadoras. Prepare seu espírito para lidar com julgamentos e opiniões adversas.

Tome cuidado especial com as críticas. Apagá-las ou banir usuários não costuma ter efeito positivo para blogs. É bem melhor aprender a lidar com as adversidades, mantendo a educação e conduzindo o debate de forma democrática, sem “perder a linha”.

Trabalhe bem com imagens

O apelo visual é o primeiro impacto de blogs na internet. Quem não conhece você ou sua página, pode ficar resistente a se manter nela, caso não sinta-se atraído nos primeiros segundos.

Conte com recursos visuais compatíveis com seu tema. Mantenha um visual claro, que facilite o entendimento dele em seu blog. Páginas abarrotadas de propagandas, fontes diferentes demais e sem conexão espalhadas na mesma página são exemplos do que não fazer.

Selecionar as cores adequadas e priorizar as imagens certas faz toda a diferença. Cuidado para manter uma boa combinação entre imagens e fontes, analise bem a legibilidade de textos quando for usá-los sobre imagens.

Distribua material útil e Estimule o compartilhamento

Se você escolheu um tema com o qual se identifica e possui grande conhecimento, aproveite para separar um tempo extra, para produção destes materiais além dos posts publicados no blog. Desenvolva periodicamente conteúdos mais completos e exclusivos.

Você pode se empenhar na produção de e-books, por exemplo. Com este material personalizado, divulgue-o em sua rede de contatos, na sua lista de e-mail marketing, incentivando o compartilhamento.

Para estimular pessoas a redistribuírem seus materiais, promova-o, garantindo ao seu público que ele realmente terá algo original, útil e único. Mesmo que desenvolva materiais inspirados em outros autores, personalize-o inserindo seu ponto de vista e opiniões sobre o tema.

Instituindo estas rotinas no seu dia a dia, acrescentando muito esforço, dedicação e criatividade, as probabilidades de conquistar sucesso nas estratégias do seu blog serão muito promissoras..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *