(STARTUP BRASIL): Como Conquistar Apoio Para Seu Projeto

No tags Permalink

Startup Brasil: oportunidade para conquistar apoio para o seu projeto

O empreendedorismo é um dos principais temas da atualidade. O interesse e o sonho de se tornar chefe do seu próprio negócio vem guiando pessoas por todo o mundo e acaba impulsionando também a criatividade e senso de oportunismo, fatores que criaram as famosas Startups.

O que é uma Startup?

Uma startup é um modelo de empresa diferente dos negócios tradicionais. Ela normalmente utiliza tecnologia e inovação para promover um crescimento acima da média de outros negócios já presentes no mercado.

Enquanto uma empresa tradicional com bons resultados apresenta crescimento na faixa de 10% a 20% ao ano, startups têm desempenhos supreendentes, que podem apresentar resultados acima de 200% ao ano, por exemplo. Este ritmo acelerado de desenvolvimento acontece porque ela usa modelos inovadores para vender e comercializar seus produtos ou serviços.

Toda boa ideia possui grandes chances de se tornar um negócio de sucesso e todo negócio de sucesso pode se transformar em uma startup, um modelo de negócio promissor, que pode ou não estar relacionado às áreas tecnológicas.

O mais importante para criar uma startup é ter criatividade para continuar inovando em seus produtos ou serviços, motivação para encarar os desafios que surgem pela frente e organização para planejar e expor seu projeto, para assim conquistar recrutar talentos e conseguir apoio para tornar seu sonho em realidade.

Como conseguir apoio para sua Startup?

O empreendedorismo e a inovação vêm guiando o desenvolvimento de novos projetos e por isto, surgem diversas formas de conseguir apoio e investimentos para financiar sonhos de Startup’s.

Uma das formas de conquistar apoio financeiro é através do Programa Startup Brasil, um Programa Nacional de Aceleração de Startups, apresentado pelo Governo Federal e desenvolvido em parceria com empresas privadas, que oferece suporte para projetos nacionais e internacionais.

Este projeto é conduzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e conta com a ajuda de empresas aceleradora, ele está sob a gestão do Softex, que apóia negócios diretamente relacionados à base tecnológica.

Como funciona o Startup Brasil?

Este programa possui edições anuais em que, durante este período, ocorrem chamadas públicas para seleção de aceleradoras (empresas que oferecem suporte), uma vez por ano e também abrem inscrições para avaliações de projetos (startups candidatas).

Após o lançamento dos editais, são selecionados os participantes de ambas as frentes, investidores e novos negócios, sendo que os novos projetos possuem duas oportunidades para inscrição por ano. Saiba mais sobre o edital para startups aqui!

Os negócios selecionados participam de um evento de boas vindas e entram em contato com investidores, podendo se aproximar até mesmo do Hub International Vale do Silício/EUA, um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico do mundo.

Vantagens de participar do Startup Brasil

Além do suporte que dará fôlego para o desenvolvimento do seu negócio inovador, o programa Startup Brasil oferece diretamente vantagens diferenciadas, como:

  • Até R$ 200 mil em bolsas de pesquisa, desenvolvimento e inovação na modalidade DTC para profissionais indicados pelas startups
  • Garantia de visto de pesquisador válido por um ano, para profissionais estrangeiros
  • Eventos de capacitação, network e mentoria
  • Espaço de trabalho no Vale do Silício
  • Participação em eventos nacionais e internacionais

Além destes benefícios, também é possível ter acesso a diferenciais oferecidos por parceiros do programa como as empresas: IBM, Startup Louch – Google Developers, Zendesk, LinguaLeo, appbase.io, iugu, Nazar, SEBRAC, sensedia, DATASTAX, Agilize Contabilidade Online, 2Find e Souza, Cescon, Barrieu, & Flesch Advogados.

Eles oferecem suporte através de consultorias, descontos em serviços, disponibilização de softwares, assinaturas de plataformas seleção de executivos, apoio a infraestrutura, sistemas de data base e créditos em computação em nuvem, para mentoria e treinamentos.

Ações Internacionais do Programa Startup Brasil

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realizou parceria com a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a partir deste contato, conseguiu abrir diversos canais para estabelecer conexões com grandes atores internacionais do cenário tecnológico.

Esta parceria proporcionou o acesso ao Vale do Silício, na Califórnia nos Estados Unidos e também vem permitindo ampliar o relacionamento com investidores, além disto, há também a promoção de eventos diferenciados para apresentação dos projetos a interessados internacionais.

Tanto a participação em eventos de aproximação com investidores, quanto a interação no pólo de tecnologia do Vale do Silício são importantes diferenciais para os empreendedores participantes do projeto, pois permitem não somente o alcance ao apoio financeiro e de mentoria, mas também facilita o acesso a experiências singulares para o desenvolvimento de seu projeto e da formação pessoal dos principais responsáveis pela Startup.

Você tem uma boa ideia, quer transforma-la numa Startup de sucesso e se interessou pelo programa Startup Brasil? Saiba que as inscrições para 2015 ainda não abriram, mas é possível acompanhar o calendário de inscrição e participar dos eventos através do site. Clique aqui e fique por dentro das novidades do programa.

.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *