Como lançar uma (START UP DE SUCESSO) em 5 etapas!

No tags Permalink

Investir em uma Start Up vem sendo o desafio e sonho de muitos empreendedores. Isto pode ser um caminho prazeroso mas também repleto de desafios e dificuldades. Para fazer com que dê certo, é preciso boas ideias, empenho e muita força de vontade.

De acordo com dados da Serasa Experian, os investimentos em Startup’s estão cada dia mais populares no Brasil, somente no primeiro semestre de 2014, foram abertas mais de 944 mil empresas no país. Com tantas oportunidades e concorrência, é preciso se preparar para entrar na estatística das empresas vencedoras.

Paul Graham, co-fundador da Y Combinator, divulgou o material “Startups in 13 sentences”, uma lista com 13 orientações para que empresas iniciantes obtenham sucesso. Inspirados neste conteúdo, separamos as 5 etapas principais que uma Startup de sucesso precisa seguir, confira:

1 Passo: Selecione bem suas parcerias

Já dizia o ditado que “um sonho que se sonha junto, vira realidade” e isto é a mais pura verdade. Na hora de empreender um sonho como sua própria empresa, a escolha das pessoas certas para caminhar ao seu lado fará muita diferença.

Esta decisão não pode ser apenas por afinidade ou carinho, pense bem antes de escolher um amigo ou parente. Considere se realmente possuem afinidades para gerenciar os negócios ou se têm habilidades complementares às suas.

O parceiro de negócios ideal precisa ter foco, habilidades, conhecimentos, ambição e garra compatíveis com seu ramo de atuação. Caso no processo de abertura perceba que seu co-fundador não possui a mesma paixão que você, não tenha medo de conversar e decidir pela saída dele.

Além do co-fundador, também fique atento às parcerias financeiras como os investidores iniciais. Negocie e reveja bem as condições de patrocínio, analise os riscos e prefira parceiros que possuam maior identificação com seu projeto.

2 Passo: Priorize a criatividade e as ideias

O sucesso de uma Startup depende principalmente da sua criatividade e a capacidade de apresentar soluções inovadoras, por isto, incentive todas as ideias e sugestões da sua equipe.

Promover brainstorm constante e estimular a inovação é o caminho para nunca parar de se desenvolver e permitir o crescimento da sua startup. Além disto, mantenha sempre a coragem e mesmo não tendo certeza absoluta sobre a aceitação dos seus clientes, lance seu produto ou serviço rapidamente.

Somente após o lançamento entenderá como ocorre a aceitação ou não dos clientes e poderá realizar testes reais de audiência e experimentos de melhorias.

3 Passo: Sempre satisfaça seus clientes

Certamente você já ouviu falar que o cliente tem sempre razão e por mais antiga que seja esta afirmação, ela nunca deixará de estar correta. Portanto, nunca tire o foco dos seus clientes.

As startups, mais do que outras empresas, precisam ser mestres na conquista e fidelização de clientes, por isto, oriente seu desenvolvimento sempre pensando nas soluções que eles precisam, não no que você deseja.

Além de coloca-lo em primeiro lugar no momento de criação das ideias, pense também na construção de relacionamento, organize todas as etapas de relacionamento e surpreenda positivamente com muita qualidade.

Um detalhe importantíssimo que muitos empreendedores de primeira viagem esquecem é a fidelização dos seus primeiros clientes. Como muitas vezes a expansão é o sinal mais forte de crescimento, algumas startups focam mais nos novos clientes e esquecem dos seus primeiros fãs.

Valorize de modo especial as pessoas que lhe dedicaram os primeiros votos de confiança, deste modo construirá relacionamentos fortes, duradouros e poderá até mesmo desenvolver um exército de advogados da sua marca.

4 passo: Tenha sempre o controle

Manter o controle de todas as etapas de operação desde o início será uma das melhores decisões que fará. Quanto mais tempo deixar passar para que comece a estruturar os processos da sua empresa, mais dificuldades terá.

Também cuide adequadamente das economias evitando gastos desnecessários. Não se esqueça que os financiadores estão injetando no negócio um dinheiro que não é seu o qual precisará prestar contas mais cedo ou mais tarde.

Por fim, defina claramente suas metas e controle a evolução de cada uma. Não se esqueça de acompanhar e mensurar seus resultados para poder consulta-los e justificar para investidores e equipe o desempenho de sua startup sempre que for necessário.

5 Passo: Seja persistente e perseverante

O último, porém um dos passos mais importantes, inclui a persistência e a perseverança. Abrir uma startup não é fácil e até mesmo ideias excelentes e promissoras podem fracassar caso a motivação e o moral do fundador caia.

O sucesso pertence às pessoas persistentes, por isto, mantenha-se concentrado, evite distrações, não deixe sua motivação cair, distribua positividade entre a sua equipe e nunca aceite um não como uma sentença de fim, transforme problemas em oportunidades e construa sua startup de sucesso..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *