13 Dicas Para Ganhar Milhares de (SEGUIDORES NO TWITTER)

No tags Permalink

Você já tem milhares de seguidores no Twitter? Segundo a revista Forbes o Twitter tem mais de 41 milhões de usuários no Brasil, apenas atrás dos Estados Unidos. Mas como conseguir mais seguidores e não se perder nos milhões de “tweets” enviados diariamente?

Abri minha primeira conta há muitos anos, mas sinceramente nunca tinha usado o site da melhor maneira possível. Este ano resolvi comprar uma dezena de livros e fazer alguns cursos sobre o assunto. Além de observar o que o melhores “Twitteiros” fazem na rede social.

Seguem as principais dicas com as melhores práticas para usar o Twitter, ganhar seguidores e fazer ótimos relacionamentos:

1 – Siga Pessoas Relevantes

Encontre empresas e marcas relevantes no seu mercado e siga as sugestões de quem seguir dadas pelo Twitter. Mas não saia seguindo todo mundo, analise o perfil e alguns tweets para ver a se vale a pena.

Ao acompanhar os principais líderes e influenciadores você vai ficar mais por dentro do mercado e aprender o que funciona para o seu público alvo. E siga os seguidores destes perfis relevantes, assim uma porcentagem vai te seguir de volta.

2 – Siga de Volta

O Twitter é um lugar interessante. Algumas pessoas dão muito valor à relação dos números de seguidores e pessoas que estão seguindo. Seguir poucas pessoas e ter muito seguidores é um símbolo de status.

Se você é o Justing Bieber ou a Katy Perry vai ser muito fácil conseguir milhões de seguidores. O caso mais extremo que conheço é do Seth Godin, marqueteiro famoso e autor de sucesso. Ele tem 317 mil seguidores e não segue ninguém.

Para os seres humanos normais eu sugiro que siga de volta quem o seguir. Verifique o perfil da pessoa e veja se não é um robô, spammer ou tenha conteúdo inapropriado.

perfil da Katy Perry no twitter

3 – Agradeça Quem o Seguir

Seja educado e agradeça pessoalmente quem o seguir. Quando você atingir muitos seguidores você pode até automatizar o processo, mas seja pessoal e relevante sempre que puder. Desta forma você vai fazer amigos e clientes.

4 – Use Conteúdo Interessante

Compartilhe e escreva conteúdo relevante. Pesquise entre pessoas que são populares no seu mercado e veja o que gera mais engajamento com seu público. Mas seja você mesmo. Não se obrigue a fazer piadinhas todos os dias se não for a sua personalidade.

O que mais faço no Twitter é compartilhar links relevantes, pois gosto muito de ler e compartilhar o que aprendo. Mas tento sempre dar minha opinião e fazer comentários. Geralmente a chance de ser retweetado aumenta.

Meus seguidores gostam muito de frases inspiradoras também.

exemplo de horário de tweet

5  – Responda de Maneira Inteligente

Responder um tweet pode ser uma excelente maneira de aumentar o engajamento dos seus seguidores e atrair novos. Tanto seus seguidores quanto os da pessoa para quem você está respondendo vão ver sua resposta.

Portanto não responda simplesmente obrigado, por exemplo, pense antes de responder, acrescente sua opinião ou convide a outra pessoa para visitar uma página no seu blog.

6 – Crie Engajamento

Tire alguns minutos por dia para ler os tweets das pessoas que você segue e interaja sempre que possível. Responda, envie mensagens diretas e retweet quando gostar. Isto é o que realmente faz a diferença no Twitter.

Use a funcionalidade de Listas para selecionar influenciadores ou pessoas que você mais tem interesse para facilitar a leitura do conteúdo, mas participe. Você vai fazer amigos, clientes e vai encontrar diversas oportunidades de negócio.

funcionalidade de listas do Twitter

7 – Horário Perfeito para Tuitar

Faça testes para descobrir qual a melhor hora para enviar tweets. Envie mensagens em vários horários diferentes e veja quando você consegue maior engajamento. Obviamente vai depender do conteúdo.

Para mim entre 7pm e 9pm é o melhor horário. Mas teste e veja o que funciona para você.  Quando descobrir agende seus tweets de acordo.

exemplo de tweet com retweet

8 – Utilize Fotos

Utilizar fotos em seus tweets aumenta o engajamento. Você pode colocar um texto que gere curiosidade e leve a pessoa a abrir sua foto. Exemplo: “Olha o que eu fiz no fim de semana…”.

Agora o Twitter carrega e disponibiliza a visualização diretamente na linha do tempo, sem necessidade do clique.

fotos em destaque na linha do tempo do Twitter

9 – Como Usar Links

Encurte seus links para não ocupar espaço desnecessário. Use um encurtador com o bitly.com. Tente colocar o link mais para o início do post sempre que possível, para aumentar a chance de gerar o clique.

10 – Otimize Seu Perfil

Complete o seu perfil no Twitter. Coloque sua personalidade no texto, use palavras-chaves e hashtags relevantes. Suas chances se ser encontrado e seguido vão aumentar.

11 – Mantenha os seus Tweets entre 120 e 130 Caracteres

Apesar do Twitter permitir 140 caracteres, deixe sempre um espaço a mais para que outros usuários possam retweetar seu conteúdo e até adicionar comentários. Facilite a vida dos seus seguidores.

12 – Controle-se no Uso de Hashtags

O hashtag é uma palavra-chave com o símbolo “#” na frente. Foram criadas para facilitar a busca e agrupar assuntos ou discussões específicas dentro do Twitter.

O uso correto das hashtags pode aumenta o número de pessoas que encontram seu perfil e tweets, atraindo mais seguidores.

Mas não exagere.  É muito ruim ler uma frase onde metade dos caracteres são hashtags. Além de dificultar a leitura, não pega bem na comunidade do Twitter.

13 – Não Force o Uso de Hashtags

Caso seu conteúdo não tenha relação nenhuma com o hashtag, então não fique tentado a usá-lo sem necessidade. Se você usa um hashtag popular só por usar vai acabar tendo seu conteúdo perdido no meio de tanta informação.

Se você já estiver utilizando o Twitter no seu Marketing, use estas dicas para aumentar ainda mais o seu alcance e melhorar os resultados. Se estiver começando, o principal é começar e sentir o que vai funcionar para você e seus seguidores.

É possível ganhar milhares de seguidores no Twitter, mas leva tempo e trabalho. Evite comprar seguidores ou seguir pessoas irrelevantes. O caso mais ridículo que eu vi foi um cara com mais de 15.000 seguidos e um grande número de usuários da Rússia. Provavelmente comprou a metade dos seguidores.

Aproveitando a oportunidade compartilhe este artigo no Twitter e siga o Destino Internet. É só clicar abaixo:

10 Comments
  • Lucas Menezes
    abril 3, 2014

    Excelente artigo amigo, de fato as pessoas sofrem do imediatismo, e se esquecem que tem coisas que se conquistam, e não se compram ou trocam.. Parabéns.

  • Luucas
    agosto 3, 2014

    Ótimo artigo

  • João Medeiros
    setembro 22, 2014

    Eu uso o http://www.toolz.com.br que é muito bom para redes sociais. Para ganhar seguidores e curtidas também!

    • Marcelo Perlingeiro
      setembro 22, 2014

      Oi João,

      Eu não recomendo o compra de seguidores. Na verdade a quantidade de seguidores não significa muito hoje em dia.
      O mais importante é o engajamento dos seguidores. Quando você compra estas pessoas ou “contas fantasmas” eles não tem o menor relacionamento com seu site.

      É melhor investir o dinheiro em anúncios.

      Abs,

      Marcelo

      • Rolanda
        dezembro 19, 2016

        Sem dúvida que a publicidade paga é melhor forma de angariar novos seguidores. Há uma maior honestidade na venda/produto no caso do seguidor aderir ao mesmo.

  • Felipe Pereira
    março 7, 2015

    Comecei a usar o twitter hoje e acho que essas dicas vão ser úteis

  • Natália
    junho 5, 2015

    Adorei as dicas!

  • Gláuber Brasileiro
    agosto 19, 2015

    Perfeito,dicas ótimas!!! 😀 😀

  • bruna
    setembro 15, 2015

    É achei muito bom o artigo, vai me ajudar muito pois fiz a minha conta hoje.. Hehe.. ????

  • Jime Inoque
    abril 9, 2017

    Com Essas Dicas Consigo Algo No Twitter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *