Descubra o Segredo do (INFOGRÁFICO DE SUCESSO)

No tags Permalink

Os infográficos são, sem dúvida, um dos melhores aliados para divulgação de conteúdo online.

Como possibilitam infinitos modos de apresentação visual e uma capacidade única de compactar informações pontuais e altamente úteis, também se tornam ótimas iscas digitais para atrair clientes e ajudam nos resultados de campanhas online.

 

 

Por que usar um infográfico?

  • Pessoas adoram recursos visuais pois são mais atrativos
  • Aumentam o tráfego do site comprovadamente.
  • Ajudam a simplificar conceitos complexos.
  • Aumentam o engajamento dos usuários.
  • Facilitam o compartilhamento
  • Ajudam no desempenho SEO dos sites
  • Ajudam a simplificar a apresentação de conceitos

Primeiros passos para criar infográficos

  • Planeje – pense, pontue e faça um rascunho de todas as suas ideias para as partes visual e conteúdo.
  • Escolha a temática – Defina e estude a temática principal que será explorada
  • Sintetise – transforme o texto em imagens e elabore frases curtas ajudar na descrição
  • Organize – distribua as informações por tópicos, mantendo uma hierarquia do conteúdo para facilitar a compreensão do leitor
  • Cuidado com a Estética – distribua bem os elementos visuais, de forma ordenada e harmoniosa, não se esqueça do ditado “menos é mais”

Como construir infográficos estratégicos?

Mas apesar de tanta eficiência, como há muitos infográficos disponíveis, seu planejamento e sua publicação precisam ser pensados com estratégia para se destacarem. Quer saber como tornar seus infográficos verdadeiramente atrativos e eficientes? Siga as dicas a seguir:

Selecione temas instigantes

A chamada para o infográfico é fundamental, você precisa dar motivos para que o seu leitor se interesse pelas informações contidas neles, por isto, busque linkar suas informações com temas atuais, polêmicos e instigantes.

Conte histórias

Ao montar seu infográfico, segmente as informações para facilitar a compreensão do seu leitor. Crie uma ordem de prioridade, elegendo subtemas e os classifique juntamente com as informações relacionadas.

Também elabore um andamento com início, meio e fim e torne a apresentação destes dados contextualizada e coerente, pois isto facilita a leitura e o envolvimento com os dados.

Selecione paleta de cores simples

A paleta de cores é fundamental para atrair os leitores, por isto, fique atento a escolha delas. Evite uma combinação de cores muito explosiva, com escolhas demasiadamente intensas que cansem a visão e verifique a compatibilidade das cores das imagens com as cores das fontes.

Selecione fontes atrativas

A seleção de fontes para um infográfico também é muito importante, evite uma única fonte em todo o documento, pois isso pode torna-lo monótono. Mescle tipos de fontes e tenha muita atenção aos tamanhos, pois letras pequenas demais podem dificultar a leitura e forçar uma desistência.

Ofereça solução

Selecione o tema de seu infográfico de modo que ele seja uma solução para uma dúvida ou aborde uma questão que seu público precisa de resposta. Apresente os dados de uma forma com que os dados indicados representem uma solução tão esperada.

Use dados confiáveis

Como será preciso buscar estatísticas representativas, caso você não tenha seu próprio instituto de pesquisas, busque fontes confiáveis. Utilize pesquisas feitas por institutos renomados ou líderes do setor de atuação relacionado aos dados que pretende divulgar.

Sempre indique suas fontes

Apesar de ser o responsável pela criação do layout e do desenvolvimento do formato, se utilizar fontes de informação externa, sempre seja transparente quanto a isto e indique-as em seu material, este gesto ético é capaz de reforçar sua seriedade e a imagem da sua marca.

Ferramentas para ajudar na criação do seu infográfico

Picktochart

Com opões de versões grátis até $29 mensais, você acessa diversos modelos e pode selecionar e montar a versão que desejar, selecionando entre mais de 100 modelos na versão paga.

Visual.ly

Versão gratuita que ajuda na criação de materiais através das suas interações em redes sociais como facebook, twittet e linkedin, podendo ser uma ótima opção para desenvolvimento de branding pessoal.

Infogr.am

Uma versão gratuita e muito simples de usar, é uma ótima alternativa para quem quer usar este recurso sem gastar muito tempo e se estiver disposto a divulgar materiais com uma pequena propaganda do Inforgr.am ao final de suas postagens.

Um site que faz excelente uso de infográficos é o Viver de Blog. Veja um exemplo neste artigo..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *