Remarketing para (INICIANTES)!

No tags Permalink

Certamente como cliente você já deve ter percebido que após visitar algum site a procura de determinado produto, as propagandas do mesmo site não pararam de te perseguir por um tempo, não é mesmo?

Saiba que isto só é possível graças a uma ferramenta chamada remarketing.

 

 

Mas o que é exatamente o remarketing?

Na realidade, de forma bem simples, ele se trata de um sistema de redirecionamento de banners, entre uma rede de sites e diretórios afiliados, onde os anunciantes conseguem vincular a exposição das suas propagandas a determinado cliente que acessou seu site.

O Facebook se transformou nos últimos tempos em um dos maiores sites de remarketing. Por exemplo, acabei de visitar o site da LeadPages e ao voltar para a minha linha do tempo do Facebook vejo o anúncio do mesmo site.

leadpages

remarketing lead pages

Como funciona o sistema de remarketing?

Para o sistema começar a funcionar, ele precisa da instalação de um código Javascript. Você insere esta informação na configuração html do seu site e sempre que houver acesso de um novo visitante, os cookies deles são armazenados.

Com esta informação captada, o remarketing permitirá a entrega do anúncio certo, a partir do seu site para aquele cliente visitante. Todo este processo ocorre de forma anônima e sem afetar o desempenho do seu site.

Remarketing x Banners

Embora ambos sejam formas de propaganda, esta ferramenta é completamente diferente de banners tradicionais. Esta distinção é marcada completamente pela grande personalização do histórico acessado na web.

Os anúncios podem ser exibidos de acordo com filtros como perfil, idade, sexo e interesse, de modo oposto ao que ocorre em banners tradicionais, que podem, na maioria dos casos, ser mais genéricos.

Mesmo quando você acessa um site de um tema completamente diferente do apresentado no anúncio, a oferta permanece adequada ao seu perfil, pois o remarketing só direciona a propaganda após a visita ao site oficial da oferta, onde foi identificado um interesse de compra.

Por que usar este recurso?

Por ele ser uma forma eficaz de publicidade, capaz de converter muito mais que ações comuns, conforme comprovou um estudo de caso realizado pelo Google sobre o Loews Hotel Group, que realizou uma ação de segmentação contextual e redirecionamento com a ajuda do remarketing.

Neste caso, os resultados apresentaram uma receita 10% maior, crescimento das reservas em 9% e aumento de 5% no número de visitantes únicos no site, além de US$ 60.000 em vendas, conquistados com apenas US$800 gastos na campanha.

Diferentes tipos de remarketing

Remarketing de Site – Uma das formas mais populares, permite que o site exiba um anúncio depois que um indivíduo deixar seu site.

Pesquisa Remarketing – Permite a localização de usuários que estão fazendo perguntas chave ou mencionando frases específicas, quando estas buscas exibem interesse em seu segmento e são, provavelmente, uma busca por mais informações pesquisa por uma solução.

Remarketing nas Mídias Sociais  – Este sistema com a ajuda de mídias sociais exibe os anúncios com temas do seu interesse em mídias sociais como o Facebook. Esta é a maneira mais fácil e barata te utilizar esta estratégia.

Email Remarketing – Permite a exibição das propagandas para quem usa servidores de e-mail como o Gmail, realizando a revenda de anúncios dentro do e-mail de um indivíduo.

Como configurar a campanha?

Há diversas opções de empresa que podem lhe ajudar a criar e gerenciar uma campanha, dentre as opções de ajuda estão:

Google – o maior anunciante on-line, ele tem uma enorme rede de anúncios de exibição, e também conta com produtos como o Gmail. Fazendo login em sua conta do Google Adwords, é possível criar facilmente sua primeira campanha de remarketing.

AdRoll – uma opção popular para comerciantes, por possuir múltiplos parceiros de publicidade. Com o AdRoll, você pode configurar anúncios usando Facebook Exchange, as plataformas de anúncios on-line Google, Yahoo e Microsoft, conseguindo um vasto alcance em diversos sites na Internet.

Perfect Audience – é uma forte opção para as pequenas empresas, devido sua simplicidade. Você não precisa de um grande orçamento para trabalhar com eles e eles são compatíveis com soluções de comércio eletrônico, como WordPress, Magento, 3dcart e Shopify.

Saiba como mensurar seus resultados

Há diferentes métricas que indicam o desempenho das campanhas de remarketing, de acordo com a métrica-chave principal podem ser escolhidas uma das opções:

CTR: O “click-through rate” é o número de vezes que um anúncio foi clicado dividido pelo número de impressões servidas.

CPC: Esta é uma métrica bastante normal. O “custo por clique” é calculado com base no orçamento total gasto e dividindo-o pelo número total de cliques.

eCPM: O “custo efetivo por mil impressões” é determinada com base nos ganhos totais e dividindo-o pelo número total de impressões servidas. Este número é então multiplicado por mil.

ECPA: O “custo efetivo por aquisição” é baseado na campanha gasta dividido por impressões servidas, multiplicado pelo CTR e, em seguida, a taxa de conversão. Isto diz-lhe o que você pode ter pago para anúncios através de um custo por base ação.

ROI: a métrica mais importante que você pode finalmente calcular. A fórmula para o seu retorno sobre o investimento (ROI) é o seu ganho de investimento, menos o custo de investimento, dividido pelo custo do investimento. O ROI apresenta quanto dinheiro está sendo gerado a partir de nosso gasto com publicidade..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *