Como Selecionar Palavras-Chave Para (SEU CONTEÚDO)

No tags Permalink

O que você faz atualmente para selecionar suas palavras-chave? Tem dedicado tempo suficiente para esta atividade estratégica? Caso não, saiba que todo plano de marketing de conteúdo, começa na seleção das palavras corretas.

No universo digital, com tanto conteúdo disponível e o surgimento de novos a cada segundo, será através das palavras-chave que o cliente conseguirá encontrar seu site ou blog e seu produto ou marca se destacarão da concorrência.

Com a dinâmica de técnicas SEO avançando a cada dia, é importante nunca parar de se atualizar, pois métodos que davam certo antigamente, hoje em dia podem significar a ruína do posicionamento em mecanismos de busca.

No passado, por exemplo, uma das técnicas recomendadas era incluir a maior quantidade possível das palavras-chave em todo o conteúdo do seu site, hoje, o excesso indiscriminado pode levar a punições severas pelo Google. Isto é considerado “SPAM” ou uma tentativa de forçar o motor de busca a posicionar sua página artificialmente.

Para evitar erros fatais, confira as dicas que separamos para tornar você um expert nesta técnica de definição altamente estratégica.

Primeiros Passo: gerando ideias

Comece fazendo um “brainstorming”. Pense em todas as palavras possíveis, relacionadas ao seu negócio ou tema a desenvolver e faça uma lista inicial. Em seguida, acesse o Google AdWords.

No Google AdWords existe uma ferramenta extremamente útil, o planejador de palavras-chave. Nele você conseguirá encontrar sugestões intimamente relacionadas aos seus temas-foco e conseguirá fazer os primeiros filtros.

O planejador de palavras-chave fornece uma lista com informações extremamente úteis, ranqueando os temas, indicando os mais populares, os menos interessantes e ainda aponta valores aproximados dos custos envolvidos caso opte por iniciar uma campanha de divulgação patrocinada.

Por exemplo, seu eu tivesse uma loja virtual de calçados femininos poderia utilizar as seguintes palavras: sapatos femininos, calçados femininos, sandálias e scarpin. Algumas destas palavras eu tirei de sites competidores.

Coloque a lista de palavras na ferramenta do Google e analise os resultados:

pesquisando palavras na ferramento do google

Com esta ferramenta você pode começar a organizar seus grupos de ideias, eliminando as palavras-chave com menor potencial ou com custos extremamente altos e concorrência excessiva, de acordo com a sua necessidade. Para isso faça o download dos resultados.

resultado de pesquisa ferramenta google

Segundo passo: Definição estratégica

Após organizar tudo, recomendamos que faça o download da listagem que separou. Em seu computador, elimine as colunas com informações menos relevantes ao seu negócio. Dê preferência a manter dados como o histórico e previsão de cliques.

Para avançar do estágio de identificação do potencial das palavras e partir para o entendimento da forma como estas estão sendo vistas e usadas pelo seu público, você pode contar com outra ferramenta gratuita do Google, o Google Trends.

Use o Trends, para pesquisar as palavras-chave mais interessantes para o seu negócio. Nele você verá um gráfico que representará a interação do público com os temas de acordo com sazonalidade, região e outros filtros que poderá escolher.

A palavra scarpin parece ter um bom potencial e o custo de anúncio não muito alto. Veja o resultado no Google Trends:

palavra scarpin no google trends

A tendência permaneceu constante nos últimos anos com os picos de sazonalidade no mês de Agosto, por exemplo.

palavras relacionadas no google trends

O Google Trends também traz sugestões de palavras-chave relacionadas que pode ser utilizadas em seu conteúdo, pesquisa ou na busca por novos produtos.

Terceiro passo: Use Ferramentas sociais

Para não se tornar refém do Google, saiba que existem também diversas opções de ferramentas que analisam os temas mais populares e o comportamento do público com eles, em algumas redes sociais.

Algumas opções são:

  • Topsy – buscador de temas mais populares tratados no Twitter, ele apresenta estatísticas e links mais populares e recentes.
  • Quora– um canal que reúne listas de dúvidas do público, ajuda você a identificar quais os assuntos de maior interesse.
  • Yahoo Respostas – mais uma fonte de contato com o público que você pode usar para descobrir temas interessantes ao seu público.

Saber como as pessoas estão se relacionando com o conteúdo que pretende desenvolver ou já está apresentando em seu site/blog, é importantíssimo para prever futuros temas e tendências capazes de te render lucros.

Veja este resultado no Topsy para a palavra-chave scarpin:

resultados de pesquisa no Topsy

Ótimas idéias de tendências sobre o produto e novas palavras-chave para utilizar em seu conteúdo. A maioria das pessoas param suas pesquisas na ferramenta do Google.

Quarto passo: Aplique corretamente suas palavras

De todo modo, não fique neurótico, limitando-se à produção de artigos restritamente ligados às palavras. Para obter sucesso, é preciso abordá-las sempre com naturalidade.

Se ainda possui dúvidas na forma como usá-las, siga as 3 regras abaixo na criação de artigos com a otimização de sites (SEO) em mente. Elas ajudarão no seu sucesso.

1- Atenção na quantidade
Não adianta escrever um texto com inúmeras palavras-chave e criar dezenas de tags, por exemplo. Isto será um exagero. Filtre e faça uma seleção objetiva.

2- Seja coerente
Não adianta gerar conteúdo em seu site ou blog sobre um tema e incluir excessivamente palavras sem relação direta com ele, só porque elas estão com grande demanda e bom posicionamento. Isto atrairá público desqualificado e pode punir seu site.

3- Não copie conteúdos
Replicar materiais já publicados não é bom. Invista na criação original e, se faltar tempo, indique a referência, mas dê sua opinião sobre o tema.

4- Posição das palavras-chave
Não deixe de mencionar os temas que elegeu em seu título e também nas imagens, inserindo as palavras nos atributos ALT e TITLE das ilustrações.

5- Crie estruturas de links
Busque direcionar links para postagens internas (links âncora), sugerindo uma continuidade e estimulando a permanência em sua página. Também invista em postagens externas (backlinks), negociando parcerias em outros endereços que redirecionem para seu site.

Última etapa: Dê um salto para o sucesso

Como te mostramos, há muitas formas gratuitas e práticas de construir uma estratégia de Marketing Digital, partindo da definição e planejamento adequado das palavras-chave.

Mantendo uma rotina semanal ou quinzenal e empenhando esforços nesta pesquisa, conseguirá identificar as melhores oportunidades e definir como alcançar os objetivos esperados para impulsionar seus sites ou blogs..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *