O Que Perguntar na Hora de (CONTRATAR UM SEO)?

No tags Permalink

Hoje em dia, nenhuma empresa sobrevive sem presença online. E presença significa não apenas ter um site, blog ou página no Facebook – mas principalmente, ter tráfego constante e recorrente.

Afinal, não há razão para manter um blog que ninguém lê, ou uma página que ninguém curte. É para garantir este tráfego e visibilidade que os SEOs existem. Eles são especialistas em otimizar suas páginas para buscas online.Mas na hora de contratar um SEO, é preciso fazer algumas perguntas, para garantir que você esteja escolhendo o profissional certo.

Por isso, preparamos uma lista com algumas perguntas para sua próxima entrevista de emprego com um SEO em potencial para sua empresa. Confira:

1 – Peça uma lista de clientes atuais e anteriores.

Isso, além de demonstrar que o SEO possui experiência e reputação, também permite que você avalie – talvez até entrando em contato direto com estes clientes – se os trabalhos do candidato em outras empresas têm dado resultados.

2 – Pergunte como ele pretende melhorar sua posição nas buscas do Google.

Seja direto. Ele deve ser capaz de apresentar uma proposta clara, com os métodos e o tempo que deve levar para atingir seus objetivos. Preste atenção e veja se ele pretende trabalhar tanto com o site quanto com blogs, redes sociais e press releases.

3 – Verifique se ele “segue as regras”.

Google é bem explícito quanto ao que pode – e não pode – ser feito. Há alguns truques de SEO que não são permitidos. Tenha certeza de que ele não utiliza esses truques, o que pode causar mais dano do que benefício.

4 – Pergunte se ele pode fazer de seu site o número 1 no rank do Google.

E, se ele disser que sim, agradeça o interesse dele e dispense bem rápido. É impossível garantir esse tipo de coisa.

5 – Veja se ele tem experiência na otimização de resultados para buscas locais.

Isso é muito importante para empresas que dependem de clientes que estejam próximos de sua localização. Se alguém na mesma cidade que você buscar por uma empresa que faça o que você faz, esse é o cliente ideal, e você precisa aparecer na busca dele.

6 – Certifique-se de que ele vai compartilhar.

Quer dizer, compartilhar com você quaisquer mudanças que ele faça em seu site. No mínimo, você precisa saber o que ele está modificando, principalmente se forem mudanças no código-fonte da página. Além disso, você também pode exigir que ele peça sua permissão antes de qualquer alteração.

7 – Pergunte como ele avalia o sucesso da campanha de SEO.

Bons profissionais de SEO devem saber usar ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, pois é assim que você descobre a evolução do tráfego em um website – além de outros detalhes importantes.

8 – Conheça o estilo de comunicação.

Como vocês vão se comunicar? Com que frequência? Isso pode variar, então você precisa encontrar o profissional com perfil mais adequado a suas necessidades. Algumas opções de comunicação são pessoalmente, por telefone, e-mail ou Skype.

9 – O óbvio, preço e forma de pagamento.

Não se esqueça de perguntar se ele cobra por hora, por projeto ou outro esquema. Além disso, verifique se o pagamento deve ser feito mensalmente, a cada dois ou três meses.

E depois que acabar? Embora possa parecer irrelevante, essa é uma das mais importantes questões. Você precisa garantir que, após o fim do contrato, todo o conteúdo otimizado produzido continua sendo seu, e não poderá ser removido ou alterado sem sua permissão.

Então, da próxima vez que for contratar um SEO, volte a essa lista. Ela com certeza irá prevenir várias dores de cabeça, tanto durante quanto após a execução do projeto, além de garantir que a convivência com seu colaborador e os resultados apresentados por ele serão satisfatórios..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *