O Que é (EMPREENDEDORISMO)? 6 Super Dicas

Permalink

6 Super Empreendedores Respondem…

O que é empreendedorismo? Em termos simples, empreender é a arte de transformar ideias e inovações em um negócio lucrativo. Mas entre a idéia e o sucesso muita coisa tem que acontecer e dar certo no meio.

Existe algum atalho? Alguma fórmula para evitar erros e garantir o sucesso da sua empresa, principalmente nos primeiros anos?

Para responder estas perguntas fizemos uma pesquisa com as principais dicas dadas ao longo dos anos por 6 super empreendedores, que começaram apenas com uma visão na cabeça e construiram um império.

Bill Gates

Foto de Bill Gates

Empresa: Microsoft
Currículo: Bill Gates abandonou a Universidade de Harvard para se dedicar a Microsoft fundada por ele e Paul Allen em 1975. A empresa surgiu e cresceu a partir do sistema operacional que Gates criou para a IBM e depois licenciou para outros fabricantes de computadores. Sua visão foi apostar no crescimento do mercado de computadores pessoais e no mercado de softwares.

Principais lições:
1 – Execute com perfeição: sempre execute melhor que os seus concorrentes. A Microsoft não foi a primeira a criar soluções de Planilha e ou Editor de texto, mas foi capaz de criar e aprimorar seus produtos para dominar o mercado.
2 – Contrate pessoas com capacidades diferentes da sua. Traga para o seu time profissionais que fazem bem o que você não faz.
3 – Seja persistente – se acredita em uma idéia seja persistente até conseguir realizar todo o seu potencial. Porém não hesite em descartar o que não funciona.

Frase famosa:
– “Nós éramos jovens, mas seguimos bons conselhos, tínhamos boas idéias e muito entusiasmo.”

Mark Zuckerberg

Foto de Mark Zuckerberg

Empresa: Facebook
Currículo: Como muitos outros empreendedores da área de tecnologia Mark Zuckerberg é um programador e criou junto com amigos de faculdade a maior rede social do planeta e já ultrapassou o Google em número de acessos mundialmente.

Principais lições:
1 – Não tenha medo de arriscar. A única estratégia com garantia de falhar é não assumir riscos. Você não é julgado pelos seus erros. Uma das mais importantes características dos empreendedores é ter coragem de tentar alguma coisa nova que ninguém ainda fez, mesmo sem saber que caminho seguir no começo.
2 – Aja rápido. Não seja perfeccionista, permita-se cometer erros. O importante é agir e não se preocupar em fazer tudo perfeito.
3 – Siga sua paixão. Não comece uma empresa só por começar, faça aquilo que você goste e acredite que seja incrível.

Frases famosas:
– “É melhor tentar fazer alguma coisa, não funcionar e aprender com seu erro do que não fazer nada”.

Steve Jobs

Foto de Steve Jobs

Empresa: Apple
Currículo: Steve Jobs criou com o amigo Steve Wozniak em 1976 umas das empresas mais admiradas no mundo: a Apple. Um grande visionário, viu a oportunidade de criar computadores pessoais atraentes em uma época que as grandes máquinas tornavam inacessíveis os computadores ao cidadão comum. Um perfeccionista do design e da usabilidade transformou o mercado de computação móvel com o iPhone e o iPad.

Principais lições:
1 – Seja diferente. É fácil copiar outras ideias. A inovação diferencia o líder dos seguidores.
2 – Faça o que gosta. O único caminho para o trabalho com excelência é amar o que você faz. Se você ainda não achou o que gosta, continue procurando.
3 – Perseverança é um ingrediente essencial para o sucesso. O que separa os empreendedores de sucesso daqueles que fracassam é pura perseverança.
Frase famosa:
– “O tempo que você tem é limitado, portanto não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa”.

Jeff Bezos

Foto de Jeff Bezos

Empresa: Amazon
Currículo: Jeff Bezos largou seu emprego seguro em Wall Street para vender livros da sua garagem. Criou a maior livraria online do planeta. O negócio se expandiu para vender todos os tipos de produtos, além de serviços de data center e o leitor de e-books Kindle que revolucionou a indústria de publicação de livros.

Principais Lições:
1 – Seja flexível. O segredo de um empreendedor está no equilíbrio entre ser teimoso e flexível. Seja teimoso em relação à visão do negócio e flexível em relação ás táticas.
2 – Obsessão pelos clientes. Seja obcecado por seus clientes e não pelos parceiros ou competidores.
3 – Exigência nas contratações. É melhor entrevistar 50 pessoas e não contratar ninguém do que contratar a pessoa errada. Contratar as pessoas certas é essencial principalmente na fase de start-up.

Frase famosa:
– “Nós vemos os clientes como convidados para uma festa e nós como os anfitriões. É nosso trabalho todos os dias garantir que todos os aspectos da experiência do consumidor fique um pouco melhor”.

Richard Branson

Empresa: Virgin
Currículo: Richard Branson é um empreendedor serial que criou um grupo de empresas que vale hoje bilhões de dólares. Ele começou seu primeiro empreendimento aos 16 anoz publicando uma revista para estudantes, logo depois começou a vender discos com desconto por catálogo, negócio que virou a gravadora Virgin Records, seu primeiro grande empreendimento de sucesso.

Principais lições:
1 – Não comece um negócio para fazer uma fortuna. Empreenda porque você não está satisfeito com a maneira que outros estão fazendo negócio.
2 – Arrisque. Você falha se não tentar. Se você tentar e falhar, você provavelmente vai ver artigos escritos sobre você e seus erros. Mas os grandes empreendedores arriscaram e falharam no passado partindo para grandes histórias de sucesso depois.
3 – Cuide de seus empregados. Se você cuida bem dos seus funcionários, eles vão cuidar bem dos seus clientes e os seus clientes vão cuidar bem dos acionistas.

Frase famosa:
– “Eu poderia viver em uma ilha. Mas o desafio de aprender e tentar fazer alguma coisa melhor do que já foi feita no passado é irresistível.”

Oprah Winfrey

Empresa: Harpo Productions
Currículo: Oprah Winfrey veio de uma família pobre do sul dos Estados Unidos e enfrentou muitas dificuldades até se tornar a maior apresentadora da televisão americana. Começou como âncora em um canal regional e depois montou seu próprio programa. Seus negócio incluem desde o Talk Show até revistas e sua própria rede de televisão.

Principais Lições:

1 – Excelência como objetivo. Fazendo o melhor que você pode hoje vai garantir um futuro de sucesso. Sorte é uma combinação de preparo e oportunidade.
2 – Não tenha medo. O maior risco na vida de uma pessoa é não assumir riscos.
3 – Faça os outros brilharem. Delegue e distribua o poder para as pessoas ao seu redor. O sucesso de uma pessoa está sempre ligado à ajuda de outros.

Frase famosa:
– “A sua intuição é o seu compasso interior. Sempre que você tem que consultar outras pessoas para achar a resposta, você está indo na direção errada.”

Então o que é empreendedorismo? Fazer o que gosta, arriscar sem medo, reconhecer as pessoas e ser diferente. E é claro muito trabalho!.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *