7 Estratégias Fundamentais para um (MOBILE MARKETING) de Sucesso

No tags Permalink

As formas de interação dos clientes com conteúdos online mudam constantemente. Como o acesso à internet por dispositivos móveis não pára de aumentar, uma das maiores tendências é o crescimento do mobile marketing.

Percebendo isto, as empresas investem mais e mais em publicidades direcionadas para internet e otimizadas para smartphones, tablets e demais dispositivos portáteis.

Enquanto em 2010, apenas 2,1% dos recursos separados para publicidade foram direcionados a dispositivos móveis, neste ano, o percentual deve atingir 22,1%, de acordo com dados levantados pelo eMarketer.

O mesmo estudo indica que os investimentos de publicidade voltados para dispositivos móveis continuarão aumentando. Há previsão de que até 2017 seja alcançada a marca de 59,6% dos investimentos publicitários em mobile marketing.

Por isto, para não perder tempo e esforços, tentando conquistar seus leads da forma errada, aprenda agora 7 estratégias fundamentais para fazer um mobile marketing de sucesso.

1- Invista em design responsivo

Um design responsivo é aquele que facilita a visualização em dispositivos móveis. Se seu site apresenta o mesmo formato em desktops e smartphones, por exemplo, certamente desestimulará o acesso de muitos usuários.

De acordo com dados da ComScore, nos Estados Unidos, a cada 5 clientes, 4 realizam compras pelos seus celulares e 85% dos usuários de smartphones acreditam que o site móvel deve ser tão bom ou melhor que a versão do desktop.

Embora a pesquisa não seja brasileira, ela reflete muito do perfil exigente do novo consumidor conectado 24h e apresenta tendências mundiais, por isto, não perca oportunidades de negócios e torne seu site responsivo imediatamente.

2- Estimule ações: Call to action

Call-to-action, são estímulos de ações para os clientes, como o direcionamento para compras, downloads, assinaturas de conteúdo, dentre outras opções.

Para as versões móveis, não basta incentivar o clique e redirecionamento. É preciso ter certeza que o botão de ação é otimizado para dispositivos móveis. Cheque se é possível clicar no botão usando o dedão, por exemplo.

tela de mobile com call to action

Tamanhos muito pequenos ou links de difícil visualização e acionamento, farão com que seu cliente desista e procure uma oferta melhor.

3- Fique atento a recursos úteis

Os sensos de urgência e imediatismo levam muitas pessoas a utilizarem os celulares para pesquisas, por isto, facilite ao máximo a localização de informações úteis aos clientes.

Fique atento aos recursos disponíveis que podem ajudar o processo de pesquisa e fechamento de negócios. A “extensão de chamada” do Google AdWords, por exemplo, é uma excelente ajuda.

Ao localizar seu anúncio, com apenas um clique, o cliente consegue entrar em contato com o telefone da sua empresa. Isto ajuda na conversão de resultados. A disponibilização de mapas e demais complementos também podem alavancar seu desempenho.

Extensão de Chamadas Adwords

4- Simplifique o redirecionamento entre dispositivos

Embora o uso de dispositivos móveis não pare de crescer, a utilização de desktops ainda é muito grande. Muitas pessoas alternam diariamente entre diferentes dispositivos para conseguir a solução para suas necessidades.

Preocupar-se com ações de marketing 360 graus, onde há direcionamento tanto em ambientes móveis como em desktops é uma preocupação super atual e necessária para crescer no ambiente online.

Para se manter presente e alcançar o seu público em diferentes dispositivos, distribua seus esforços, ofertas e links para desktops e ambiente mobile, assim, se adaptará às diferentes realidades.

5- Seja pessoal, construa vínculos e não seja inoportuno

Nada melhor para fidelizar clientes, do que a construção de vínculos. Invista em mensagens direcionadas, que identifiquem seu cliente pelo nome e sejam personalizadas às suas preferências.

Não precisa abordar assuntos íntimos para conquistar clientes, apenas ofereça aquilo que ele prefere e evite mensagens generalistas demais ou conteúdo inoportuno como spams.

6- Adapte suas mensagens

O tempo para conquistar a atenção dos clientes após a abertura da mensagem é muito curto, por isto, invista em mensagens limpas, claras, objetivas e sedutoras.

A quantidade de caracteres ideal para visualização em smartphones, por exemplo, não deve ultrapassar 140. Acima desta marca, pode parecer um texto muito longo e assim ser rejeitado pelo leitor.

Para alcançar resultados melhores, inclua um texto atrativo com no máximo 60 caracteres, um breve resumo e um convite para ação (call-to-action), redirecionando para informações mais completas em seu site.

7- Formate bem seu e-mail marketing

O celular passou a ser o melhor companheiro de todos. Com as facilidades trazidas pelos smartphones então, a maioria das tarefas são realizadas com a ajuda deles.

Como 48% dos e-mails agora são lidos nos celulares, perder leads e clientes que utilizam esta ferramenta diariamente não é uma opção. Adapte o tamanho das imagens e a quantidade de textos em suas mensagens para mantê-las atrativas.

email no mobile

A maioria das pessoas acessam o celular para ler e responder e-mails diariamente, por isto, não deixe de otimizar suas ações de e-mail marketing para conquistar clientes e gerar leads..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *