Como o Mentoring Pode Levar Seu (NEGÓCIO AO SUCESSO)

No tags Permalink

O trabalho de mentoring já é muito popular em grandes empresas onde um mentor auxilia talentos no desenvolvimento de projetos e na descoberta e definição dos rumos de sua carreira.

O mentor do mundo corporativo é inspirado na figura do “mentor grego”, onde este exercia o papel de pai no ensinamento e se tornava um orientador, transmitindo seu Know-how.

O real papel do mentor é fornecer suporte e segurança ao seu mentorado, usando sua experiência para guia-lo na descoberta pessoal das soluções e tomadas de decisões, permitindo que o mesmo siga em frente sozinho e torne-se absolutamente independente.

Muitos podem ser os benefícios da prática de mentoria, especialmente para empreendedores e pessoas que estão buscando novos rumos profissionais. Algumas das vantagens são:

Descoberta a partir do questionamento

Uma das funções do mentor é provocar discussões e incentivar descobertas através do questionamento. Antes de encontrar as respostas é preciso se fazer inúmeras perguntas para assim entender o caminho.

As perguntas realizadas pelo mentor são baseadas na experiência dele e inspiradas nas necessidades do mentorado. Este processo ajuda no auto-conhecimento e estimula a criatividade para lidar com os problemas, buscando soluções a curto prazo que impactarão nas escolhas e atitudes futuras.

Reflexão sobre o rumo profissional

O processo de descoberta das respostas será composto por duas etapas principais, uma relacionada à avaliação do caminho trilhado até o momento e a segunda sobre os próximos rumos a serem seguidos.

Durante o processo de mentoring, será muito mais fácil avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a serem superadas. O mentor, com sua assessoria, além do questionamento, dará sua opinião e orientações, um processo diferente do que ocorrre nas sessões de coaching que se baseia somente nos questionamentos.

Expansão da rede de contatos

Quanto maior for a experiência do mentor, mais contatos e mais ampla será sua rede de networking. Uma grande quantidade de contatos qualificados e de segmentos variados permitirão que você conte com ajudas em diferentes aspectos do seu desenvolvimento.

As indicações feitas pelo mentor podem ajudar a ampliar também o seu network e a construção de relacionamentos profissionais eficientes e sólidos, capazes de lhe ajudar nos próximos passos da sua trajetória profissional ou empreendedora.

Como escolher seu mentor?

A escolha do mentor precisa ser realizada com muito critério, afinal de contas, ele será uma das suas principais, senão a principal referência profissional, por isto, é importante que haja atenção sobre o histórico profissional, competências e experiências pessoais.

Apesar dos cuidados envolvidos na escolha do mentor, também é importante saber que a decisão final não depende exclusivamente do mentorado. O orientador também pode rejeitar pedidos de mentoria, por isto, é importante conquistar a sua aprovação. Para lhe ajudar nesta aceitação, tente seguir estas dicas.

1- Não pressione demais no início.

Após realizar uma pesquisa e selecionar o mentor com perfil adequado às suas necessidades, certamente você entrará em contato com ele. O recomendado é não ser muito invasivo logo no primeiro momento. Chegar já pedindo muitas coisas, não é a forma correta de ser aceito.

Procure ir com calma, se apresentar, oferecer algo em troca, como informações ou tipos de parcerias. Busque sempre ser útil e manter contato de forma equilibrada. Encaminhar uma chuva de mails ou ligações incessantes distanciarão você da sua aprovação.

2- Seja objetivo

Mesmo que você não tenha certeza absoluta sobre o rumo que deve tomar, precisa saber em qual direção pretende ir. Isto significa que antes de consultar um mentor, você precisa refinar a lista dos seus objetivos e metas.

Se entrar em contato com ele e disser que seu objetivo é ser bem sucedido ou simplesmente construir uma empresa, pode ter certeza que acumulou muitos pontos contra sua aceitação.

Procure apresentar metas mais claras ou desafios específicos para os quais não encontrou solução até o momento, por exemplo: “Pretendo expandir meus negócios para todo o Brasil, mas não tenho certeza sobre qual mercado priorizar”. Quando já se possui um direcionamento, mais fácil será para o mentor lhe ajudar.

3- Não cobre demais

O tempo hoje em dia é um dos bens mais valiosos, por isto, por maior que seja sua ansiedade, mantenha a calma e a paciência, pois nem sempre o processo de mentoria acontecerá na velocidade em que espera.

As sessões podem acontecer de diferentes formas, por email, por telefone, sessões online, via Skype, enfim, o mais importante é manter a flexibilidade para desenvolver o processo da melhor forma possível.

O mais importante é saber que está contando com a ajuda e assessoria de um profissional capacitado que lhe ajudará verdadeiramente a solucionar seus problemas e superar suas dificuldades..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *