7 Passos Para Um (MARKETING DE CONTEÚDO) Surpreendente

No tags Permalink

O Content Marketing, também conhecido no Brasil como Marketing de Conteúdo, é uma estratégia recente no universo do Marketing Digital que vem sendo utilizada cada dia mais pelas empresas. Elas perceberam que apenas publicar anúncios online não basta, é preciso apresentar conteúdo relevante e de qualidade para conseguir resultados.

Por ser um tema novo, não há regras que sirvam como garantias absolutas. Mas práticas bem sucedidas de empresas que vêm obtendo bons resultados e recomendações de especialistas de marketing são um bom caminho para orientar seu negócio na melhor forma de implantar uma estratégia de conteúdo eficiente.

Confira 7 dicas para criar um Marketing de Conteúdo matador:

1 – Invista no Planejamento e reavalie constantemente suas estratégias

Não adianta simplesmente começar a produzir conteúdo sem definir claramente o público, entender o mercado, analisar a concorrência e estabelecer as metas e objetivos. O planejamento não pode ser suprimido e por melhor que ele seja, constantemente deve ser revisto e reavaliado para não se tornar obsoleto.

2 – Integre o planejamento de Content Marketing com áreas estratégicas para ter melhores resultados

De acordo com a estrutura de sua empresa e os objetivos, para dar mais eficiência à sua estratégia de marketing de conteúdo será preciso contar com outras áreas.

Se o objetivo principal for o aumento das vendas, desenvolva o trabalho em parceria com a área comercial. Se o objetivo é melhorar o relacionamento com clientes, conte com a ajuda da área de atendimento, enfim, de acordo com a necessidade, vincule-se aos especialistas que fazem parte da sua equipe.

3 – Alinhe seus objetivos e mensure todas as etapas de desempenho

Após definir as metas e objetivos a serem alcançados, acompanhe o desempenho de todas as ações utilizando sempre ferramentas de mensuração para compreender a forma como seu público interage com sua marca/empresa.

Avaliar interações, curtidas, seguidores, assinaturas, novos cadastros, taxas de conversão, taxas de desistência, leads, enfim, tudo o que for possível ser mensurado, fornecerá diferenciais estratégicos para o seu negócio.

Por exemplo, o Google Analytics permite a visualização de sua métricas sociais:

gráficos redes sociais no googleVeja mais aqui: Relatórios de Redes Sociais

4 – Transmita conteúdo com qualidade para gerar resultados

O conteúdo divulgado em vários canais pode ser a porta de entrada para muitos clientes que ainda não conhecem sua marca, por isto, esteja atento para oferecer qualidade.

Atenção na escrita e no tipo de conteúdo que deve ser realmente relevante. Além disto, é importantíssimo desenvolver empatia com seus clientes.

Portanto, procure sempre responder perguntas como:

  • O que é importante para meus clientes?
  • Do que eles precisam?
  • O que pretendo transmitir para meus clientes?
  • Como posso ser útil e ajudá-los?
  • Quais dúvidas meus clientes podem ter?
  • Qual a melhor forma de solucionar dúvidas e aconselhá-los?

5 – Invista em Curadoria de Conteúdo e seja ainda mais relevante

Em um mundo onde a produção de conteúdo e de dados é cada dia maior, empenhar-se na curadoria é uma ação estratégica para analisar e estruturar a relevância de um grande tesouro que é a informação.

Por isto, integre conteúdo original com as informações mais relevantes da sua empresa, isto ajudará na conquista de autoridade da marca, estenderá o alcance do seu conteúdo e sua localização por novos clientes.

6 – Promova sua marca com autoridade e foque estrategicamente cada canal

Demonstre confiança no seu discurso e prepare cuidadosamente a forma como o divulgará. Estude e defina seu público e selecione a plataforma adequada para falar com ele.

Não duplique nem generalize as publicações para não perder credibilidade e relevância. Cada canal deve ter uma estratégia particular para apresentar sua marca de forma adequada.

7- Otimize sua estratégia de Marketing de Conteúdo e seja persistente

Na hora de pôr em prática seu plano, otimize suas publicações implantando boas técnicas de SEO. Ter cuidado com a arquitetura do seu site, otimizar imagens e vídeos e utilizar links âncora que direcionem o cliente a mais informações relevantes em seu próprio site.

Além disto, mantenha a confiança e a motivação durante todo o projeto, pois até que os resultados venham, serão necessários esforços e atenção redobrados. Ao final, tudo certamente valerá à pena
.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *