Como Abrir Sua Loja Virtual (USANDO O SHOPIFY)

No tags Permalink

Você ficou seduzido pela ideia de abrir sua loja virtual para ganhar dinheiro online, mas não sabe por onde começar? Pois bem, temos uma das soluções ideais para você construir sua loja virtual com aparência profissional e de modo muito fácil: a plataforma Shopify.

Com o Shopify você consegue cadastrar seus produtos e definir o layout com muita facilidade e de modo bem simples e o tempo gasto vai depender praticamente, apenas, da quantidade de produtos a cadastrar.

O que você é possível vender no Shopify?

Praticamente tudo! Desde produtos digitais a produtos físicos e até mesmo serviços, dependendo da abordagem que pretende construir. Você pode buscar opções de layout no site da Shopify filtrando sua busca por setores e se ainda não se decidiu pelo modelo, pode buscar inspiração.

Qual o custo da plataforma?

Os valores variam de acordo com o porte do seu negócio online e pode partir de $14 por mês para quem está iniciando, até versões com valores personalizados às necessidades de lojas maiores.

Uma boa dica para baixar os custos é realizando indicações para amigos, pois a indicação permite que você adquira descontos ou até mesmo tenha acesso a uma versão de loja virtual gratuita.

Diferencial da plataforma

Além do Shopify existem outras opções de plataformas disponíveis no mercado, mas um dos principais diferenciais que você pode incluir no pacote do seu produto é o serviço de sincronização das vendas online e off-line, no pacote Shopify POS, a solução ideal para sincronizar sistemas de lojas físicas e virtuais, simplificando a gestão.

Passo a passo para configurar sua loja virtual

Para conhecer o funcionamento e experimentar a plataforma, você pode começar com uma avaliação gratuita de 14 dias, se inscrevendo no link disponível no menu principal.

Crie o nome da loja e digite o e-mail preferido

O seu nome estará disponível na URL da sua loja, mas caso pense em outro nome, poderá altera-lo futuramente.

Digite os seus dados básicos

Inclua informações importantes como nome, endereço e telefone e seja redirecionado para o painel administrativo da sua loja. Lá você fará as seguintes configurações:

1. Adicionar os produtos

Você pode incluir os produtos físicos inserindo-os manualmente, a partir de um arquivo CSV, ou importando-os de outras plataformas como Magento e eBay.

Para produtos digitais, você precisará instalar primeiro um app para entrega de produtos digitais e em seguida adicionar seu produto usando esse app.

Maiores informações sobre venda de produtos digitais estão disponíveis no manual online do Shopify.

Para venda de serviços, você pode considerar um aplicativo como “Opções do produto” para que conseguir personalizar as ofertas dos seus serviços. Se precisar, você também pode aprender mais sobre a criação de produtos na Documentação Shopify .

2. Personalizando o design

Na sequência você vai adicionar um design personalizado para a sua loja Shopify, escolhendo um tema entre as variedades disponíveis. Alguns planos permitem uma personalização maior editando a codificação (HTML, CSS e JS).

3. Configurando o seu nome de domínio

Se você quiser usar um domínio personalizado para a sua loja como mencionado anteriormente, vai configurá-lo nesta etapa. O manual online Shopify tem toda a documentação que você precisa para configurar o seu domínio personalizado.

4. Configuração de taxas e impostos

Nesta etapa você vai optar por adicionar os custos extras de transporte e impostos a seus produtos ou deixar que as definições sejam feitas automaticamente pela plataforma.

O Shopify inclui algumas taxas básicas para você começar, mas dependendo do que você vende, você pode precisar de mais opções de personalização.

5. Defina os pagamentos

A decisão das opções de pagamento é muito importante. Você pode optar por diversas opções de pagamento como Paypal, uso de cartões de crédito, boletos e muitas outras.

6. Lance sua loja

Quando tudo estiver pronto e configurado, você poderá publica-la. Até o momento do lançamento, você pode proteger sua página por senha para assim fazer alguns testes e garantir que tudo esteja funcionando do jeito que deveriam.

DICA: Nunca dispense a realização de testes antes do lançamento sempre faça muitos testes para que os clientes não sejam os primeiros a encontrar erros e falhas.

Demais Definições

Além das configurações acima, há outras definições que precisam ser como: a adição do código do Google Analytics, título loja e descrição da loja. Além disto, você poderá incluir aplicativos para aprimorar ainda mais a usabilidade do seu negócio, facilitando funções como:

  • Contabilidade – Conectando sua loja com soluções de contabilidade populares, como o QuickBooks, FreshBooks, e Xero.
  • Atendimento ao Cliente – Adicionando formulários de contato, bate-papo ao vivo, comentários e outros recursos de suporte ao cliente para sua loja.
  • Inventário – Integrando sistemas de gerenciamento de inventário.
  • Marketing – Tudo o que você precisa para incorporar e-mail, SEO e marketing de mídia social em sua loja on-line.
  • Relatórios – Para realizar análises adicionais para o seu negócio on-line checando taxas de conversão, medição de comportamento do cliente e todos od dados de vendas.
  • Vendas – Ajuda a aumentar as vendas usando esses aplicativos para programas de fidelização de clientes, análises de produtos, upsells, e recomendações.
  • Expedição – Para tornar o embarque do produto mais simples, esta configuração inclui aplicativos para ajudar no cumprimento da ordem e conectá-lo com o seu serviço de envio preferido.
  • Social Media – Ótimo para obter mais engajamento e conectar seus clientes em mídias sociais.
  • Ferramentas – Aqui há ferramentas que ajudam com todos os aspectos de sua loja on-line, incluindo a criação de redirecionamentos a granel, tradutores, luta contra a fraude, e sincronização com seu blog e feeds RSS.

Ainda com dúvidas?

Se mesmo depois de todas estas dicas e orientações, caso você ainda tenha dúvidas mais específicas sobre como construir sua loja Shopify e como configurar demais funcionalidades, poderá consultar a área Experts Shopify ou procure no Google por implementadores da plataforma.

Neste espaço você encontrará especialistas de Instalação, designers, desenvolvedores, profissionais de marketing e fotógrafos que podem ajudá-lo a transformar sua loja virtual em um verdadeiro sucesso.

Visite o Shopify.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *