Como Selecionar Imagens e Frases Para (POSTAR NO FACEBOOK)

No tags Permalink

O facebook ainda é a rede social mais popular no Brasil. O número de usuários já supera a marca de 107 milhões, e diariamente, há mais de 60 milhões de acessos, de acordo com dados levantados em 2014 pela eMarketer. Mas que tipo de imagens e frases você deve postar no facebook para ganhar mais curtidas e compartilhamentos?

A criação de uma fanpage para divulgação de uma marca, produto ou empresa já é um bom começo, mas qual serão os próximos passos para torna-la a mais popular, ganhar mais exposição, compartilhamentos e vendas?

Tudo depende da interação criada nesta grande rede de contatos. É preciso distribuir e promover conteúdos de forma criativa. Confira abaixo, os tipos de conteúdos e as dicas que separamos para tornar facilmente sua fanpage mais popular.

Postagens com imagens

São as formas de divulgação mais populares utilizadas no facebook por muitos acharem que elas facilitam a visualização e compreensão do conteúdo. Apesar deste pensamento ser verdadeiro, não são o tipo de postagem com maior geração de engajamento.

Uma pesquisa realizada pelo Simply Measured, indicou que apesar de receberem muitas curtidas, as imagens conquistam menos de 10% de comentários e compartilhamentos.

Atenção! Muitas páginas acabam investindo demais em imagens com mensagens cômicas, fotos de bebês e animais de estimação. Mesmo com o alto nível de popularidade e aceitação destes tipos de imagem, é preciso selecioná-las com atenção.

A imagem publicada precisa estar relacionada ao planejamento estratégico da fanpage, para ser eficiente na captação do público-alvo. Imagens erradas podem atrair público não qualificado, tornando sua ação no facebook ineficiente.

Postagens com vídeos

Uma das maiores tendências digitais, o compartilhamento de vídeos é uma das soluções que mais crescem na preferência da audiência. A pesquisa da Simply Measured constatou que os vídeos são a segunda maior forma de engajar seus clientes no facebook.

De acordo com outro levantamento feito pelas empresas Havas Digital, Qualibest e Globosat, divulgado durante o Congresso de comunicação e marketing digital Age 2.0, no Brasil, mais de 96% dos internautas entrevistados, assistem vídeos online.

A audiência, em sua maioria, prefere vídeos não muito longos. O intervalo de horário com maior audiência fica entre 20h e 1h e 56% dos entrevistados indicaram preferência por vídeos pela facilidade de assistir em qualquer lugar e horário.

Para empresas e marcas que pretendem usar vídeos na sua fanpage, o ideal é evitar anúncios essencialmente publicitários. Uma campanha para promoção em mídias sociais como o facebook precisa ser criativa e gerar identidade.

Um exemplo é uma das campanhas da Budweiser. Com o foco na conscientização de clientes, para evitar o uso de bebida ao dirigir. O vídeo apresentou uma abordagem sutil e de fácil identificação, conquistando centena de milhares de compartilhamentos e milhares de comentários.

Link do vídeo:

Postagens com links

A publicação de posts que geram redirecionamento para links externos pode ser uma estratégia para ajudar no link building da sua página ou blog e podem aumentar sua audiência fora do facebook.

Mas para conseguir isto, elas precisam ser muito interessantes e bem boladas estrategicamente. Caso sua fanpage utilize, somente esta forma de divulgação, poderá espantar sua audiência aos poucos.

Na publicação de links, certifique-se de que a chamada e definição do tema principal estão bem claras, objetivas e despertam a curiosidade sobre o tema, fazendo com que seus fãs realmente cliquem para saber mais.

Sempre que possível, tente personalizar sua url, endereços muito longos, podem passar uma sensação de link não oficial e até dar a entender que pode redirecionar para endereços não confiáveis.

Prefira sempre distribuir links que estejam relacionados a sua marca, produto ou serviço. Caso pretenda utilizar sua fanpage para promover uma estratégia de link building divulgando parceiros de negócios, faça isto somente se tiver certeza que o conteúdo interessa ao seu público presente no facebook.

Postagens de status

Aparentemente a forma de divulgação mais simples de todas, é, incrivelmente a maior geradora de engajamento. A postagem de status é uma das grandes incentivadoras de interação.

De acordo com o Simply Measured, este tipo de postagem no facebook alcança mais de 30% de compartilhamentos e comentários. Um desempenho 12% superior à média de outros tipos de postagens.

De acordo com o momento do seu planejamento estratégico, se o objetivo principal for promover uma conversa, o caminho a ser tomado precisa contar com este tipo de postagens.

Em geral, o sucesso da popularidade de uma fanpage dependerá sempre do planejamento inicial, definição de objetivos principais e dos caminhos a serem traçados por cada empresa para alcançar as metas.

Sempre pesquise e conheça o perfil do seu público, não perca de vista as pessoas que interagem com mais frequência, fique atento ao comportamento dos seus fãs e analise o desempenho da sua marca e os comentários sobre ela.

É importante encontrar formas de equilibrar oportunidades de divulgação, usando diferentes tipos de postagens para descobrir o que seu público realmente gosta e tem vontade de compartilhar e comentar.

Pensar sempre no interesse do seu público-alvo e não nos seus gostos e preferências pessoais é o melhor caminho para ter uma fanpage mais popular..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *