(GERAÇÃO DE VALOR): aprenda como empreender

No tags Permalink

O empreendedorismo é uma palavra que se tornou extremamente popular no Brasil há alguns anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada no ano passado, sete em cada dez brasileiros abrem um negócio após identificar uma boa oportunidade.

A pesquisa também apontou que em comparação com países que fazem parte do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), os brasileiros também são mais otimistas com relação aos negócios, pois 85% acreditam que abrir uma empresa é uma boa opção para a carreira.

Apesar de dados como estes serem positivos e motivadores, o nível de imaturidade de muitos empreendedores brasileiros ainda é muito alto e por isto, mesmo tendo boas ideias, uma em cada quatro empresas acabam fechando as portas em até dois anos.

Como empreender com segurança?

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso não só estar atento às oportunidades, mas também estudar o mercado, prever cenários positivos e desafiadores, para estar pronto para ambas as possibilidades.

Além disto, manter a criatividade em alta, ter ambição, desenvolver talentos pessoais e em equipe e ser corajoso para enfrentar riscos são outras características que não podem faltar em um empreendedor de sucesso.

Como o caminho não é fácil e antes do sucesso podem ocorrer alguns fracassos, a motivação também não pode faltar. Uma das formas de se manter inspirado, é conhecendo modelos de sucesso, vendo histórias de empreendedores bem sucedidos. Um excelente exemplo é a trajetória de Flávio Augusto, brasileiro, nascido no subúrbio carioca, dono da Wiseup e de um império milionário.

Flávio Augusto: Modelo de empreendedorismo

Ao contrário de muitos empreendedores, que começaram a desenvolver seu talento desde cedo, Flavio descobriu sua vocação para os negócios já adulto. Ele largou uma carreira estável e promissora de oficial da marinha, a contragosto de sua família, para buscar novos caminhos.

Ele entrou na faculdade de Ciência da Computação na UFF, e aos 19 anos começou a namorar Luciana, hoje sua esposa. A partir do seu namoro, tendo vontade de levar sua namorada para passear, decidiu trabalhar e encontrou uma vaga na área comercial de um curso de inglês.

A partir deste momento, se identificou com este trabalho e se cresceu na empresa durante quatro anos até se tornar diretor. Apesar da conquista, sua inquietude não o deixou parar e aos 23 anos, deixou o cargo e resolveu abrir a Wiseup, investindo R$ 20 mil reais do seu cheque especial.

Quando lançou seu negócio, trouxe uma proposta inovadora. Enquanto os demais cursos formavam alunos em até 7 anos, a Wiseup oferecia a proposta de formação de adultos em 18 meses e assim, inovou o mercado lançando tendência.

A empresa cresceu, se tornou uma bem sucedida rede de franquias mundial, virando um grupo que incluía as marcas Wise Up Teens, Wise Up Offshore, You Move e Go Getter.

Entre 2009 e 2012 a empresa cresceu 50% ao ano atraindo diversos investidores internacionais, até que em 2012 Flávio decidiu fechar negócio com o presidente da Abril Educação. Ele vendeu seu curso de idiomas e se tornou principal acionista do grupo, com 87% das ações.

Além deste negócio, ele comprou o clube de futebol norte-americano Orlando City Soccer Club, é dono de escolas de futebol para crianças, um modelo de negócio promissor, com franquias com presença internacional.

Geração de Valor: dicas para o empreendedorismo

Os conhecimentos e a experiência empreendedora de Flávio Augusto o tornaram uma referência sobre o assunto e hoje ele possui diversos canais para ajudar empreendedores a desenvolverem suas competências e negócios.

Ele fundou a escola de negócios online meuSucesso.com que oferece formação para desenvolvimento de competências através de vídeo aulas, encontros presenciais e ajuda para construção de network.

Além disto, há seu blog Geração de Valor, um canal gratuito onde compartilha pensamentos, posts e vídeos que abordam temas sobre atitude, caráter, comportamento, família, sociedade e desenvolvimento pessoal e também comercializa o livro, com o mesmo nome.

Principais pilares do empreendedorismo para Geração de Valor

De acordo com as inspirações de Flávio Augusto, para o empreendedorismo ser capaz de gerar valor, são necessários pelo menos 7 princípios. São eles:

  1. Ousadia, para sair da zona de conforto e buscar um caminho alternativo completamente inovador e promissor.
  2. Proposta diferenciada, para ter a capacidade de cobrir uma fatia do mercado ainda pouco explorada ou não atendida.
  3. Serviços atraentes, para atrair atenção e suprir necessidades dos clientes como a concorrência até então não é capaz de fazer.
  4. Gestão e trabalho árduos, pois somente a dedicação e o empenho serão capazes de tornar sua ideia verdadeiramente próspera.
  5. Modelo de negócio escalável, pois é preciso pensar no desenvolvimento de negócios não somente bem sucedidos, mas escaláveis, com potencial de crescimento sólido e contínuo.
  6. Estratégia comercial eficiente, pois manter atenção diferenciada nas vendas e desenvolver estratégias competitivas é uma das chaves do sucesso.
  7. Proatividade, pois em todas as fases do negócio: lançamento, desenvolvimento e maturação, não pode se ficar apenas esperando os clientes, é preciso busca-los, atraí-los e fidelizá-los.

Visite a página do Geração de Valor no Facebook: https://www.facebook.com/CanalGeracaodeValor.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *