8 (FERRAMENTAS DE SEO) Para Colocar Seu Site no Topo

No tags Permalink

Se destacar na internet é uma missão que precisa de talento, esforço e estratégia. Talento para desenvolver seu site ou blog, esforço para mantê-lo atualizado e interessante e estratégia manter o seu site no topo do sites de buscas com as ferramentas corretas.

Talento e esforços dependem unicamente de você, mas a parte estratégica nós podemos ajudar. Para começar um bom planejamento de SEO, é preciso investir em três pontos principais:

  1. Gestão de palavras-chave
  2. Análise da concorrência
  3. Otimização do seu site

Para cada um destes pontos há ferramentas que podem auxiliar no entendimento, planejamento e tomada de decisões. Confira a seguir as dicas que separamos com ferramentas SEO gratuitas que vão impulsionar seu site para o topo das pesquisas.

1. Gestão de palavras-chave

Todo trabalho de SEO tem como base as palavras-chave. É a partir delas que sua página é identificada e fica disponível para clientes ou interessados no seu tema, por isto, a escolha certa faz toda a diferença.

Planejador de Palavras-Chave do Google

Este planejador de palavras-chave é uma das ferramentas SEO mais populares e também é um ponto de partida obrigatório para quem pretende manter um blog no ar. Ele é o primeiro passo na jornada de melhoria do posicionamento orgânico no Google.

O Planejador de palavras ajuda na identificação de temas populares, apresenta estatísticas históricas de acesso, custos de campanhas patrocinadas, ajuda na filtragem e construção de temas-chave para o seu negócio.

planejador de palavras google

Google trends (identificador de idéias)

Esta ferramenta, também do Google, ajuda na identificação de tendências, temas atuais, os que tem maior audiência e aponta o comportamento dos assuntos de acordo com a época do ano. É muito útil para montar planejamento de médio a longo prazo.

Esta ferramenta usa dados de pesquisa em tempo real e auxilia na comparação da interação do consumidor durante longos períodos. É um ótimo suporte para estudar o benchmark de forma competitiva.

google trends

Google visualizador de anúncios

Quer uma ajudinha para identificar o ranking das palavras-chave com precisão? O visualizador de anúncios, AdWords, ajudará muito nesta missão. Ele coleta os dados dos usuários e monta os relatórios para você.

O ranking montado pelo AdWords não é o mesmo apresentado no pesquisador do Google. Nesta ferramenta aparece a listagem de acordo com a ordem oficial do ranqueamento de acordo com a pontuação do SEO.

visualizador de anúncios

 2. Otimização de página

O segredo da classificação nas pesquisas depende da leitura e identificação feita por robôs de busca. Estes “robôs” analisam os dados, configurações, descrições, tags, meta tags e uma infinidade de informações para classificar os conteúdos online.

Para ser um sucesso nas pesquisas, é importante garantir que os elementos da sua página estão configurados corretamente, por isto, são necessários cuidados especiais para otimizar sua página. Confira as principais ferramentas para esta tarefa:

Ferramentas Para Webmasters do Google

Conta com um conjunto de utilidades para ajudar na gestão da sua página. Ele reúne informações detalhadas sobre SEO, palavras-chave e muitos outros recursos avançados para webmasters. Após criar seu site, cadastre-se no webmaster tools do Google para ter acesso e iniciar seu gerenciamento.

ferramentas para webmasters

PageSpeed Insights (otimizador de velocidade de sites)

Outro fator que colabora com o posicionamento junto aos buscadores é a velocidade com que sua página é carregada, tanto em computadores, quanto em dispositivos móveis.

Para não perder posições, é importante fazer testes, verificações e atualizações constantes. Cadastrando o seu endereço no PageSpeed Insights você recebe uma avaliação sobre a velocidade do site no Google, além de dicas de como otimizar o tempo de carregamento do seu conteúdo.

page speed insights

Yoast (plugin wordpress para SEO)

Esta é uma das ferramentas SEO que contribui na otimização das páginas do seu site. Ele ajuda na configuração de metadados SEO e configurações fundamentais, sem que você tenha nenhum conhecimento em codificação.

Basta instalar este plugin em seu blog WordPress, produzir seu conteúdo e deixar que ele cuide da parte técnica, revisando e melhorando em todos os aspectos que forem necessários.

3. Análise da concorrência / audiência

Como na internet surgem centenas de novos conteúdos a cada minuto, se você pretende ter sucesso nunca poderá deixar de estudar e acompanhar o movimento da concorrência. Conte com as ferramentas SEO abaixo, pois elas ajudarão muito nesta tarefa.

MozBar

Um plugin com diversas utilidades muito eficientes. Você pode instalá-lo em seu navegador Mozila ou Google Chrome e contar com ajuda dele para estudar a concorrência e oportunidades online.

Com o MozBar é possível analisar as métricas enquanto navega na internet, criar pesquisas personalizadas, analisar a classificação de palavras-chave específicas e também estudar métricas de redes sociais como facebook, Twitter e Google+.

moz bar

Open Site Explorer

Com ele é possível identificar o posicionamento e a classificação da autoridade do domínio de qualquer site. Assim, você poderá identificar seus principais concorrentes, e comparar desempenho entre domínios.

Com o Open Site Explorer você pode, inclusive, reunir listas de backlinks, endereços online que redirecionam links para o seu site, organizando uma tabela com os mais valiosos, para traçar um plano de conexão do seu site/blog, conquistando assim, mais credibilidade e confiança online.

open site explorer

Utilize estas ferramentas no seu arsenal de SEO e aumente as visitas para o seu site radicalmente..

2 Comments
  • CLAUDIO DE LUNA
    maio 29, 2017

    Gostaria de saber se vocês trabalham com busca orgânica e qual custo..

    segue meu telefone 5824 2275 Claudio

    • Marcelo Perlingeiro
      maio 30, 2017

      Oi Claudio. Não oferecemos serviços de SEO, apenas publicamos conteúdo. Obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *