17 Ferramentas Digitais Obrigatórias para (PEQUENAS EMPRESAS)

No tags Permalink

A internet pode ser uma valiosa aliada para os negócios, especialmente para pequenas empresas que precisam otimizar seus recursos, direcionando para o público certo e investindo com inteligência e estratégia.

Embora o contato com a internet seja diário, seu uso para fins de negócios envolve muitos desafios, conhecimento e atualização constante, o que pode acabar desmotivando muitos empreendedores.

Para não entrar no grupo de empresários excluídos digitalmente e conseguir ser bem sucedido, basta conhecer as ferramentas certas para otimizar suas ações e investir seus recursos correta e estrategicamente, separamos algumas dicas.

Confira os principais pontos estratégicos a investir e algumas opções de ferramentas recomendadas, que facilitarão o dia a dia da sua pequena empresa na internet.

Usabilidade de sites

A usabilidade de um site é um requisito muito importante, pois como o visitante possui pouco tempo para decidir se fica em sua página ou se passa para outra, a primeira impressão e a experiência dele com seu site precisam ser convincentes.

Mesmo após criar seu site, com ajuda profissional, é importante acompanhar o desempenho dele periodicamente para ter certeza quanto à sua eficiência, para isto, é preciso verificar a usabilidade do site, checando itens como o tempo de carregamento, a compatibilidade com diferentes navegadores e as versões mobile.

Ferramentas

Algumas das opções de ferramentas que poderão te ajudar nesta missão são:

E-mail Marketing

O e-mail ainda é uma das formas mais importantes e eficientes de comunicação, especialmente para quem pretende construir e desenvolver relacionamento com clientes.

Para pequenas empresas, além de ser uma ferramenta altamente estratégica, também possui valores muito acessíveis e há casos inclusive em que alguns pacotes são oferecidos de graça para quantidades menores de clientes presentes na lista, uma ótima oportunidade para iniciantes.

Ferramentas

Boas opções de serviços disponíveis no mercado são:

Gestão de projetos

Gerenciar projetos é uma necessidade de toda empresa, algumas em maior, outras em menor grau, no entanto, para muitas pequenas empresas este processo às vezes não é muito levado a sério e acaba sendo realizado de forma amadora.

Saiba que pequenas empresas também podem se especializar utilizando a ajuda da internet para gerenciar seus processos, otimizar e monitorar suas agendas, compromissos e compartilhar materiais de forma centralizada e organizada, com investimentos compatíveis com seus recursos.

Algumas das aplicações disponíveis permitem, inclusive, o acompanhamento e gerenciamento do tempo gasto com seus projetos, influenciando na gestão financeira das empresas.

Ferramentas

Se você deseja investir na gestão profissional e estruturada de seus projetos, experimente opções de ferramentas como:

Comunicação Interna

A comunicação interna é um dos principais pontos estratégicos de toda empresa. Quando ela caminha bem, toda a organização é beneficiada e os processos são ainda mais transparentes, no contrário, ela pode desestabilizar as empresas, arruinar processos e leva-la ao fracasso.

Como a dinâmica das relações está cada dia mais acelerada, encontros presenciais e tempos gastos com longas reuniões são opções de comunicação cada dia mais em extinção, até mesmo em empresas de menor porte.

Para estas empresas acompanharem esta nova dinâmica é preciso utilizar canais de comunicação ágeis e eficientes e buscar aplicações que permitam a interação entre profissionais.

Ferramentas

Entre algumas das opções indicadas para facilitar a troca de mensagens instantâneas em grupo e compartilhamento de arquivos estão:

Mídias Sociais

As redes sociais são evidentemente um dos principais canais utilizados pelos internautas. Elas representam uma das grandes e valiosas opções de interação com clientes e futuros consumidores.

Como há inúmeras opções de redes sociais, manter inúmeros perfis ativos pode realmente ser muito trabalhoso, logo, para fugir de todo este trabalho, contar com ferramentas que permitem o agendamento de postagens, a análise da interação do público e o desempenho da sua marca no ambiente virtual é um grande diferencial.

Ferramentas

Entre as opções de ferramentas que permitem este tipo de gerenciamento, é possível contar com opções como:

  • Mencione
  • Followerwork
  • Buffer
  • Sprout social
  • HootSuite

.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *