6 Dicas de Ferramentas Essenciais (PARA SEU BLOG)

No tags Permalink

Se você já criou e lançou seu blog e agora está encarando este antigo hobby como um verdadeiro compromisso, está na hora de estudar alternativas e selecionar as melhores ferramentas para turbinar seu blog.

Será preciso investir em planejamento e aprimorar etapas de planejamento dos conteúdos, organização das publicações, gestão das imagens, revisão e distribuição junto aos canais de comunicação social relacionados ao seu blog.

Pensando em formas de ajudar o seu sonho de ter um blog de sucesso a se tornar realidade, separamos dicas especiais para escolher as melhores ferramentas para otimizar o seu trabalho e alavancar seus resultados.

1.Calendário Editorial

Este é o ponto de partida para que tudo dê certo. O calendário editorial é fundamental para organizar seu conteúdo e a distribuição dele, logo, é o ponto de partida para o seu sucesso. Tenha certeza de que em pouco tempo ele se tornará o seu melhor amigo.

Para pôr seu plano em prática, você pode utilizar modelos próprios em blocos de nota como o Evernote, pode montar planilhas completas usando modelos compartilháveis e grátis como o das planilhas do Google Drive.

2. Revisão

Erros de português são muito prejudiciais para o seu blog. Eles podem acabar com sua credibilidade em pouquíssimo tempo, fazendo com que o cliente desista de ler todo o conteúdo por impressões precipitadas de falta de qualidade.

Como na correria do dia a dia, às vezes não dá tempo de revisar com cautela seus textos e contratar um revisor às vezes é muito caro, experimente usar ferramentas como o Orangoo. Ele realiza revisão ortográfica em português e em diversos idiomas, indica sinônimos, antônimos e ainda pode encaminhar para o seu e-mail.

3. Gestão de imagens

Além do texto, outros recursos importantíssimos são as imagens. A escolha certa pode fazer toda a diferença para ajudar a atrair sua audiência, no entanto, o tempo gasto na busca ou criação das melhores imagens pode ser muito grande.

Para facilitar todo o processo, você pode contar com a ferramenta Canva. Ela possui vários recursos intuitivos que te ajudam a criar imagens rapidamente, com uma vasta oferta de opções gratuitas e algumas opções com o custo de $1 (um dólar).

4. Agendamento de posts em mídias Sociais

Como as redes sociais não podem ficar de fora de nenhuma estratégia de Marketing Digital, você precisará de uma alternativa prática para otimizar este processo e evitar a rotina de entrar em diversos endereços. Algumas opções são o CoSchedule, o Hootsuite ou o Buffer.

5. Análise de desempenho do site

Uma regra básica para quem quer ter sucesso é monitorar o desempenho da sua página. Para isto, não deixe de usar o Google Analytics, uma das opções gratuitas mais utilizadas e muito eficiente.

Com ele você acompanha o tráfego, o comportamento do público, as interações, estipula metas a mensurar, além de muitos outros recursos.

6. Busca de novos conteúdos

Após a criação e o lançamento, manter um blog exigirá muita dedicação na busca pelos temas e fontes de estudo para desenvolver artigos de qualidade. Para facilitar sua rotina, recorra a alternativas que simplifiquem este processo de pesquisa.

Você pode contar com a ajuda de plug-ins como o Pocket, que lhe ajudará a salvar páginas com informações úteis e interessantes que for encontrando ao longo do dia, para ler mais tarde.

Além disto, também poderá seguir blogs com ajuda do Feedly e cadastrar alertas de busca para as palavras-chave e os temas mais importantes para o seu público, com ajuda dos Alertas do Google, assim, até mesmo enquanto estiver dormindo, poderá contar com ajuda para pesquisar conteúdos interessantes e inspiradores..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *