Os Segredos para Tirar mais Proveito do (FACEBOOK INSIGHTS)

No tags Permalink

O Facebook é uma das mídias sociais mais populares e também uma das mais lucrativas para os negócios que desejam se comunicar com seus clientes.

Somente no primeiro trimestre de 2015 o número de usuários alcançou a marca de 1,44 bilhão de pessoas e o lucro obtido foi de US$ 509 milhões.

Uma das melhores formas de impulsionar campanhas e publicações de marcas e empresas é investindo em publicidade criando anúncios na plataforma.

Mas antes de começar a publicar seus anúncios é muito importante analisar o perfil do seu público e identificar as oportunidades certas, usando as ferramentas e relatórios do Facebook Insights.

Isto porque embora os anúncios permitam a personalização do público-alvo das campanhas, eles não fornecem informações suficientes para identificar o público certo e se certificar do potencial e da eficiência das campanhas.

O Facebook Audience Insights é um serviço de captação de dados sobre os usuários de toda a rede, que reúne, para cada página, um relatório mais específico sobre o público que a segue, e apresenta estes relatórios atualizados, para que eles sirvam como base estratégica de direcionamento para campanhas e ações de marketing e publicidade das empresas.

Dicas estratégicas sobre os principais insights do Facebook

Os Insights de audiência permitem que você aprenda melhor sobre o público antes mesmo de iniciar os gastos com seu orçamento. Para identificar o público-alvo certo, um dos passos iniciais incluem a verificação das características básicas de seus perfis, identificando, por exemplo:

  • Os valores relacionados ao gênero e idade dos seguidores
  • A frequência de interação
  • Dados históricos sobre o acesso diário da sua rede
  • Formas de interação de cada seguidor.

Para entender estes relatórios e aproveitar melhor as oportunidades, você pode:

1. Escolher ou criar uma audiência

Por padrão, a ferramenta do google permite que você escolha entre três pontos de partida para selecionar sua audiência:

  • Escolher como parâmetro todos os membros do facebook
  • Selecionar apenas pessoas relacionadas à sua página
  • Ou definir um padrão personalizado de público, baseado em suas próprias escolhas ou numa lista de e-mails enviada por você

publico facebook

Caso estas opções não atendam a sua necessidade, você pode fechar a janela e usar a barra lateral esquerda para criar um novo público a partir do zero.

Você pode limitar suas escolhas definindo a localização, a idade, sexo, os interesses, se pretende alcançar apenas os fãs atuais ou expandir para outros usuários, além de outros filtros.

nova audiencia

2. Explorar dados para ajustar seu público-alvo

Os dados são classificados de acordo com as seguintes abas principais:

abas insights

Esta classificação dos dados é baseada na afinidade, um valor estatístico determinado pela probabilidade de usuários do facebook estarem incluídos em determinados perfis de audiências.

Principais informações da guia Dados Demográficos

Idade e sexo, estilo de vida, status do relacionamento, nível de escolaridade, dados profissionais, nível de escolaridade e empresa em que trabalha.

Principais informações da guia Curtidas na Página

Nesta página há dois conjuntos de informações importantes: a definição das top categorias e a identificação das opções mais relevantes para o seu público, com base no histórico de páginas curtidas preferidas.

Além de ajudar a conhecer melhor os gostos e preferências do seu público, nesta sessão também será possível identificar as melhores opções de fontes do seu segmento.

Principais informações da guia Localização

Dividida nas sub-categorias maiores cidades, principais países e principais línguas, ela pode ser muito útil para ajudar no filtro das pessoas definindo seu nível de afinidade e a região.

Principais informações da guia Atividades

Nesta guia, é possível analisar dados úteis como frequência de atividades e estudo sobre usuários e dispositivos. Estas informações permitem analisar, respectivamente, a quantidade de vezes que o público realiza atividades e quais dispositivos ele utiliza com mais frequência, de acordo com o acesso ao facebook nos últimos 30 dias.

Principais informações da guia Domicílio

Aqui há dados que apontam as estimativas sobre respostas de pesquisas, atividades de compras e demais levantamentos de pesquisas levantados com ajuda de empresas externas especializadas.

Os cinco conjuntos de dados incluídos nesta guia são renda familiar, aquisição de casa própria, tamanho da família, valor de mercado inicial e métodos de gastos.

Principais informações da guia Compra

Nesta última guia, há informações baseadas diretamente no comportamento de compras recolhidos por empresas especialistas, que reúnem dados sobre despesas de varejo, compras on-line, comportamento de compra e mercado.

Finalizadas as definições e os estudos em cada um dos tópicos do facebook insights, é hora de criar seu anúncio, carregando as definições personalizadas da audiência, garantindo que seus anúncios sejam entregues para as pessoas certas, nos momentos mais propícios..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *