Os 7 Erros que não Deve Cometer ao (ABRIR SUA EMPRESA)

No tags Permalink

Morando em um dos países mais empreendedores do mundo, é muito difícil encontrar alguém que nunca tenha pensado em abrir sua empresa. Como o Brasil ocupa a sétima posição do ranking de empreendedorismo mundial e não faltam oportunidades, empreender é uma possibilidade bem real.

Apesar de tantos sonhos, ter simplesmente boas ideias e força de vontade não é suficiente para ser um empreendedor de sucesso. É necessário ter um planejamento adequado e tomar cuidados essenciais para não entrar na estatística das empresas que fecham antes do segundo ano.

Confira a lista que separamos com os 5 principais erros que levam os novos negócios ao fracasso e evite-os ao abrir a sua empresa.

1- Misturar as finanças pessoais com as da empresa

É muito importante separar os compromissos financeiros pessoais dos corporativos logo no início das operações. Não demore para abrir uma conta específica para sua empresa, nem deixe de para depois a ajuda de um contador.

Quem mistura as despesas, possui dificuldades para identificar entradas e saídas e não consegue ter certeza se está tendo lucros, prejuízos ou se todas as contas estão realmente em dia. Planejamento e organização financeira são os primeiros passos para um empreendimento seguro e sustentável.

2- Selecionar os parceiros errados

Tome cuidado para não se deixar levar pela empolgação e contratar amigos, parentes ou pessoal sem capacitação adequada somente para sentir que sua empresa está crescendo.

Para realizar um projeto de grande porte você precisará de apoio e reforço capacitado, por isto, invista parte do seu tempo inicial selecionando pessoas com competências e conhecimento para lhe ajudar.

Preocupe-se em montar um time com características e conhecimentos complementares, pois o desenvolvimento conjunto favorecerá o desempenho da sua empresa.

3- Desconhecer o ramo e o mercado

Mesmo que você tenha boas ideias e disposição, isto não será o suficiente. Antes de abrir sua empresa é necessário que pesquise bem a respeito e inicie seu plano de negócios.

Este plano permite que você analise e estruture informações relevantes sobre o mercado, perfil de clientes, sobre a concorrência, defina bem os seus produtos ou serviços, pense a respeito da formação e capacitação da equipe e da saúde financeira.

Todas as informações e metas são definidas com a ajuda do Plano de negócios e embora seja um processo relativamente trabalhoso, é fundamental e importante para iniciar de forma sustentável e verdadeiramente promissora.

4- Não conhecer seu público-alvo

O cliente é a alma do negócio, sem ele não será possível crescer, o desconhecimento sobre quem ele realmente é, suas características, preferências, gostos e costumes é uma grande desvantagem diante da concorrência.

Para fugir deste erro, invista em pesquisas sobre o mercado, pesquise junto ao seu público-alvo e caso seu negócio já esteja em operação, aproveite o relacionamento com seu cliente para conhecer sua opinião.

Para realmente ter sucesso, é preciso não se entregar a suposições, mesmo que já tenha dados sobre o comportamento e preferências do seu público, atualize-se constantemente para manter-se competitivo diante da concorrência.

5- Não acompanhar o negócio de perto

Um velho ditado diz que “O olho do dono é que engorda o gado”, embora esta afirmação informal seja muito engraçada e muitos não a levem a sério, ela é uma das maiores realidades do mercado.

O acompanhamento e a dedicação do dono faz uma diferença absurda no desempenho do negócio. Especialmente nos primeiros passos, no início das operações, a determinação e análise clínica para identificação de pontos de melhoria podem decidir o destino da empresa.

6- Centralizar demais todas as funções e tarefas

Apesar da grande responsabilidade e necessidade de manter o foco e a supervisão de todas as etapas e processos durante a abertura do negócio, também é importante ter cuidado para não se tornar excessivamente centralizador.

Promover um ambiente colaborativo, delegar tarefas adequadamente, de acordo com as competências e habilidades dos membros da sua equipe, estimular opiniões e avaliações construtivas e o surgimento de ideias em conjunto, são medidas que ajudarão na construção de uma empresa sólida.

7- Não definir metas claras para medir resultados

Um empreendedor de sucesso, no momento de abrir sua empresa precisa saber exatamente onde pretende chegar e o que espera conquistar. A definição destes objetivos não pode ser genérica como “tornar minha empresa conhecida no mercado” ou “obter lucro”.

Embora estas afirmações indiquem o que espera, é preciso refinar estas definições, afinal de contas, o que definirá seu lucro real? Qual valor indicará isto? Onde espera que sua marca seja conhecida?

Uma forma de fugir deste erro, é deixando claros os indicadores que representarão o alcance do seu objetivo. Trace metas que indiquem isto de forma clara e objetiva para você e seus colaboradores, informando sempre os números e prazos que espera alcançar ou superar..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *