Entenda (CLOUD COMPUTING)

No tags Permalink

Cloud Computing, também conhecido como armazenamento em nuvem é uma prática que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, tornando-se por exemplo uma das formas mais populares de venda de softwares empresariais.

Se você ainda tem dúvidas sobre o seu significado, saiba que o cloud computing é um conceito que serve apenas como uma metáfora usada para a própria Internet.  Nada mais é do que um servidor que você acessa através da internet para utilizar um programa ou acessar dados ao invés de utilizar o disco rígido do seu computador.

Este servidor “na nuvem” aceita conexões e distribui informações de modo muito mais dinâmico e extremamente ágil.

Introdução

Quando você armazena dados ou os executa em nuvem, se liberta da prisão de utilizar apenas um computador. Você pode realizar tarefas em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Seus dados ficam disponíveis de modo fácil e rápido, você pode trabalhar fora de seu disco rígido se beneficiar da mobilidade.

Para que seu sistema seja considerado “computação em nuvem”, você precisa acessar seus dados ou os seus programas através da Internet, ou, pelo menos, ter acesso aos dados sincronizados. Esta solução ajuda na gestão tanto de arquivos pessoais quanto para negócios.

O resultado final, tanto para projetos pessoais quanto para gestão de empresas é o mesmo: com uma conexão on-line, a computação em nuvem pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer hora.

Empresas oferecem várias opções de produtos e serviços através da nuvem. Seguem alguns exemplos da opções mais populares oferecidas atualmente:

  • Software-as-a-Service (SaaS) – onde a empresa oferece acesso ao seu software através da internet
  • Platform-as-a-Service (PaaS) – onde uma empresa pode criar seus próprios aplicativos personalizados para uso por todos na empresa.
  • Infrastructure-as-a-Service (IaaS) – onde empresas como a Amazon, Microsoft, Google e Rackspace fornecem um backbone que pode ser “alugado” por outras empresas que oferecem serviços

Principais benefícios do Cloud Computing

Redução de custos

Uma dos maiores benefícios da computação em nuvem é a redução de custos que antes seriam gastos com hardware. Para quem possui uma demanda que precisa de um programa de gestão mais pesado, não há necessidade de investir em novos servidores. A empresa pode simplesmente alugar a capacidade de hardware que precisa e contratar um plano que seja adequado às suas necessidades, pagando apenas que precisar.

Maior segurança dos dados

Com a evolução tecnológica, o clound computing vem sendo aprimorado, principalmente com relação à segurança dos dados. Como prova disso, é possível perceber que grandes marcas como Amazon, Microsoft, Google e IBM já adotaram este tipo de sistema. Os acessos criptografados e os certificados de segurança também.

Custo-benefício

Isto é um benefício especial principalmente paras as pequenas empresas, que possuem recursos limitados. Com o cloud computing a redução de custos atinge tanto o investimento inicial quanto custos operacionais, gastos com TI e gastos com energia. Além disto, ainda contribui para o aumento significativo da produtividade.

Possibilidade de trabalhar remotamente

Como é possível acessar seus arquivos de qualquer lugar a qualquer hora, as opções de trabalho também se tornam flexíveis. Você pode compartilhar arquivos, com a equipe, clientes e parceiros.

Portabilidade

Com o acesso seguro aos seus arquivos através de computadores, smartphones e tablets não é preciso se preocupar com a segurança nem a divulgação de dados confidenciais em qualquer tido de dispositivo..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *