3 Dicas Para Sobreviver as Abas do Gmail – (EMAIL MARKETING)

No tags Permalink

Google vem  sempre mudando a maneira como recebemos e-mail. Se você abriu sua conta do Gmail recentemente teve ter percebido as novas abas: “Principal”, “Social” e “Promoções”. Qual o impacto desta mudança para as suas ações de e-mail marketing?

 

 

 

abas-gmail

Se você usa e-mail marketing para se comunicar com sua lista de clientes ou potenciais clientes você pode ver a sua taxa de abertura de e-mails diminuir. Segundo o Mail Chimp, umas das principais ferramentas de e-mail marketing, a taxa de abertura dos e-mails enviados para usuários com Gmail realmente diminuiu, mas não muito.

Ainda é muito cedo para ficar preocupado com esta nova classificação dos e-mails pelo Google. Mas já existem algumas ações que você pode fazer para reduzir o impacto:

1 – Analise Sua Base de E-Mails

Veja qual a porcentagem de usuários da sua base que possuem gmail e compare, por exemplo, a taxa de abertura de e-mails que você tinha para estes usuários antes do lançamento das abas e agora.

Na minha conta do aWeber em umas das minhas listas eu encontrei 15% de usuários do Gmail. Eu não percebi nenhuma mudança significativa, mas vou monitorar as vendas de perto nos próximos meses.

aweber-gmail

2 – Eduque Seus Usuários

Envie uma comunicação exclusiva para usuários do Gmail. Neste e-mail você vai explicar como seus e-mails podem voltar para a aba “Principal”. Para isso basta o usuário arrastar seu email de volta para a primeira aba.

Você corre o risco deste e-mail também ficar escondido. Mande este comunicado mais de uma vez e inclua instruções também na página aonde seus usuários chegam após se inscreverem em sua lista.

3 – Aumente o Engajamento

Para aumentar a probabilidade do sistema de categorização do Google colocar você na aba “Principal” encoraja seus leitores a interagirem com suas mensagens o máximo possível.

Esta técnica ainda não é comprovada, mas inclua mais links dentro dos seus e-mails e envie mensagens que provoquem seus usuários a responderem diretamente pra você, como por exemplo, pedindo uma opinião ou votação.

Existe a turma que acredita que o Google vai reduzir a efetividade no envio de e-mails e o pessoal que acha que as pessoas na verdade vão se acostumar a procurar ofertas relevantes na aba “Promoções”.

O Google comunicou que o objetivo é ajudar seus usuários a organizar melhor os e-mails. Você deve acompanhar o efeito desta mudança no seu próprio negócio olhando seu analytics e conversando com seus clientes e usuários. O Email Marketing continua firme e forte..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *