Dicas Básicas Para Entender a (PESQUISA DE MERCADO)

No tags Permalink

A pesquisa de mercado é uma atividade crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio. Com ela, é possível compreender melhor o funcionamento do mercado, os concorrentes, o comportamento dos clientes e até mesmo prever e se preparar contra os impactos de possíveis crises.

É fundamental realizar estas análises antes da abertura de sua empresa e também periodicamente, para manter as estratégias do negócio alinhadas com as mudanças do mercado.

Os resultados de uma pesquisa de mercado, quando bem feita, contribuem para o sucesso da empresa, permitem a definição de estratégias competitivas e ajudam a identificar e corrigir falhas no planejamento de marketing.

Tipos de pesquisa de mercado

Pesquisa primária – é a coleta inicial de dados originais pelo pesquisador e tem como objetivo confirmar hipóteses e levantar questões importantes para melhor entender seu cliente, mercado ou produto. Estas pesquisas preliminares podem incluir:

  • Entrevistas
  • Coleta de opiniões
  • Preenchimento de questionários
  • Pesquisas em grupos focais para coletar feedbacks diretos de potenciais clientes

Pesquisa secundária – a pesquisa secundária tem como objetivo analisar dados já publicados. Além de identificar segmentos alvos, nesta fase são estabelecidos critérios de comparação e são aprofundados os estudos levantados nas fases iniciais.

Esta etapa compreende duas categorias de coleta de dados:

Coleta quantitativa

Esta coleta se baseia em análise matemática. Para funcionar, precisa de uma ampla base de informações coletadas, com grandes amostras, desta forma, apontam para diferenças significativas.

Ferramentas grátis e úteis para este tipo de coleta de dados são as ferramentas de analytics. Alternativas gratuitas como o Google Analytics e pagas como SEM Rush, permitem avaliar os números sobre o público-alvo, demografia, acessos, conversões e até mesmo o desempenho de concorrentes.

A partir deste tipo de informações será possível determinar diversos dados importantes como a origem do usuários e clientes, tempo de permanência no site e principais páginas visitadas.  Desta maneira você tem como determinar o perfil do seu consumidor e suas preferências.

Como resultado você pode ajustar o conteúdo do seu site, melhorar seus produtos e aumentar a eficácia das campanhas de marketing.

Coleta qualitativa

Os métodos qualitativos ajudam a aperfeiçoar ainda mais os dados coletados através do trabalho quantitativo. Com a ajuda deles é possível identificar importantes problemas e normalmente utilizam métodos de entrevistas que permitam identificar crenças, valores e opiniões mais completas dos clientes.

O tamanho das amostras das pesquisas qualitativas normalmente é menor do que o das análises matemáticas, apesar disso, por mais trabalhoso que possa ser, reunir estas informações é um esforço absolutamente necessário e recompensador.

Vale a pena se esforçar para realizar pesquisas qualitativas e você consegue facilmente realizá-las usando ferramentas como o Survey Monkey. Comece com o plano gratuito que permite recolher resultados de até 100 respondentes.

Cuidados com as pesquisas de mercado

Não use apenas a pesquisa secundária

Ao se basear seu trabalho apenas em publicações de outros, não será possível ter uma compreensão completa do mercado e de todas as informações necessárias, pois elas precisam da coleta primária para serem realizadas com mais eficiência.

Apesar de não dever ser o único ponto a ser considerado, a pesquisa secundária pode ser um ótimo ponto de partida de análise, especialmente para pequenos negócios.

Fique atento para ter certeza de que as informações que você recebeu de pesquisa secundária estão realmente atualizadas pois do contrário você pode estar tomando decisões baseado em informações não são mais relevantes ao seu negócio.

Não se limite aos recursos da web

Apesar de serem eficientes, os motores de busca comuns nem sempre são as fontes de informação mais confiáveis para coletar informações. Nestes canais você conseguirá apenas os dados que estão disponíveis para todos e não são necessariamente relevantes.

Embora pareça muito básico explore recursos mais tradicionais como bibliotecas, projetos de faculdades e dados junto a órgãos do governo e associações.

Não se limite a coletar informações com pessoas que você conhece

Em muitos casos, por inexperiência ou por falta de recursos, os donos de pequenas empresas acabam realizando entrevistas apenas com membros da família ou pessoas bem próximas de seu cotidiano.

Por mais que a opinião destas pessoas sejam importantes, nem sempre eles representam o público correto ou potenciais clientes.

Uma forma de coletar informações completas e relevantes, é abordar clientes reais, para assim entender as necessidades, desejos e expectativas..

1 Comment
  • Maria Corrêa
    novembro 30, 2015

    Fazer uma pesquisa de mercado é realmente crucial para o desenvolvimento de um negócio. O processo é complicado, mas entendendo os fundamentos, para que serve e como fazer fica bem mais fácil. Ótimo texto!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *