Aprenda Como Fazer Uma (CURADORIA DE CONTEÚDO) Eficiente

No tags Permalink

A maior riqueza da internet é o conteúdo! É por causa dele que os usuários passam tanto tempo conectados e usam tanto os serviços de pesquisa para localizar informações e dados que serão transformados em conhecimento.

Para conseguir transformar o volume gigantesco de informações em materiais verdadeiramente relevantes, é preciso realizar uma curadoria de conteúdo eficiente. Você não sabe o que é isto?

Curadoria de conteúdo é o ato de pesquisar e organizar o conteúdo em um contexto significativo. Todos nós fazemos isso diariamente em diferentes graus e há práticas que podem tornar esta tarefa ainda mais simples e com uma reunião de conteúdos muito mais eficiente.

No meio de tantas informações dispersas, optando por realizar uma curadoria de conteúdo e divulgando-a através de um blog ou site, você poderá simplificar a vida de muitas pessoas, além de atrair audiência qualificada e assim conseguir fechar mais negócios online.

Pode parecer difícil, mas aqui separamos poucos passos que tornarão sua jornada de planejamento e execução muito mais simples, confira.

Passo no 1: Faça definições iniciais

Antes de saber onde quer chegar é preciso definir estratégias para iniciar com segurança, logo, delimite seu público-alvo, temas e formatos de conteúdo antes de iniciar sua curadoria, para assim iniciar sua busca de forma assertiva.

Identificando estes primeiros pontos, você conseguirá selecionar quais temas são mais interessantes para seu público e a partir deste horizonte identificará os melhores formatos e poderá iniciar sua produção de conteúdo com maior eficiência.

Passo no 2: Divulgue conteúdos com eficiência

Compartilhe conteúdos de links externos relevantes, selecionando fontes sérias, especializadas e confiáveis, pois o público sempre leva em consideração a origem das informações.

Antes replicar conteúdos de links externos, tome alguns cuidados especiais para não sofrer penalização dos mecanismos de busca, nem acabar afastando seus leitores e seguidores em potencial.

Experimente boas práticas como:

  • Evitar cópias integrais de textos alheios, insira pontos de vista e opiniões
  • Não exagere na publicação de introduções de textos que tem na sequência a obrigação de clicar em links para continuar a leitura
  • Antes de distribuir textos de outros sites, solicite autorização do autor
  • Sempre mencione a fonte dos seus textos e indique links de origem
  • Negocie com outros blogs a divulgação cruzada de conteúdos como campanha de backlinks

Passo no 3: Utilize imagens e títulos relevantes

No universo do SEO, a otimização de textos e de imagens, incluindo nomes e informações relacionadas ao tema principal é uma regra valiosíssima, que contribui gerando inúmeros benefícios, inclusive na criação de uma curadoria de conteúdo eficiente.

Sempre adicione imagens relacionadas ao assunto e não se esqueça de renomeá-las incluindo as palavras-chave mais importantes, faça isto também com o título do texto, mas nunca esqueça de indicar a referência e nome do autor e se possível, comunique a ele as alterações.

Passo no 4: Adapte sua curadoria aos canais

Há muitas formas de divulgar sua curadoria de conteúdos, mas uma regra muito importante para o sucesso é apresentar seu material adequadamente e esta adaptação mudará conforme o canal escolhido.

Se for usar mídias sociais, por exemplo, a apresentação será diferente para cada uma delas, especialmente nas chamadas iniciais. O formato de apresentação no Google Plus e no facebook, por exemplo, são diferentes e se você for considerar o Twitter, esta mudança deverá sofrer ainda mais alterações para se adaptar às especificidades de cada um dos canais e perfil do público que as utiliza.

Passo no 5: Incorpore melhorias em seus canais de divulgação

Há muitas opções possíveis para divulgação de conteúdo que podem agregar ainda mais valor às suas ações de curadoria e distribuição. Você pode considerar também a inclusão de canais como Soundclound, Youtube, Vimeo, Instagram, Vine e muitas outras opções menos óbvias à primeira vista.

Com esta variedade de canais será possível investir em formatos como vídeos, infográficos, Whitepapers, gráficos, podcasts, entre outros, que terão a capacidade de agregar ainda mais qualidade e valor, além de ampliação do alcance de público.

Passo no 6: Utilize a ajuda de ferramentas de curadoria

De acordo com a demanda de curadorias que pretender divulgar ou que seu público exigir, você também pode contar com a ajuda de soluções oferecidas por ferramentas. Há uma infinidade de modelos que você pode selecionar para diferentes formatos de conteúdos, para conhecer algumas opções, clique aqui.

Passo no 7: Avalie seus resultados

Toda estratégia de marketing digital, para ter sua eficiência comprovada precisa ser mensurada, até mesmo a curadoria de conteúdo. Organizar estes dados permitirá avaliar sua audiência e a eficiência das ações.

Conte com a ajuda dos relatórios analytics e de suportes como o oferecido pelo bit.ly, que permite acompanhar o volume de clicks em links. Com este cuidado você conseguirá elaborar insights estratégicos e a partir das informações obtidas, melhorará ainda mais os resultados das suas ações..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *