Como Fazer Um (VÍDEO DE SUCESSO) na Internet em 3 Passos

No tags Permalink

Você já se perguntou como fazer um vídeo no Youtube no estilo tutorial gravando a tela do seu pc? Não é difícil, nem caro. Você apenas precisa se planejar e escolher o software adequado.

Fazer vídeos e postar no Youtube é uma das melhores maneiras de atrair usuários para o seu site e demostrar conhecimento sobre um assunto. É também um dos formatos preferidos para quem está aprendendo.

 

1 – Planeje Seu Vídeo

O primeiro passo para fazer um vídeo de qualidade é se preparar escolhendo um assunto relevante e pesquisando detalhadamente. Quanto mais interessante e original for o conteúdo melhor.

Estruture o vídeo como se fosse escrever um artigo, com introdução, meio e conclusão. De preferência escreva o conteúdo e organize com subtítulos e marcadores. Uma alternativa é utilizar um Mapa Mental (Mind Map) com a estrutura do vídeo.

texto com estrutura do vídeo

 

mapa mental do vídeo

Outra dica é assistir outros vídeos sobre o mesmo assunto e identificar os mais populares para usar como inspiração.

Depois de montar o conteúdo, cole as principais partes para uma apresentação no formato Power Point e deixe preparado o resto do conteúdo que vai apresentar.

estrutura do vídeo no Power Point

Por exemplo, se você for navegar por alguns websites interessantes, deixe estes sites abertos no seu navegador para facilitar. Se for demonstrar um software abra-o e separe os arquivos que serão usados.

Fazer vídeos com fotos e áudio também é muito popular e uma das maneiras mais rápidas de montar um vídeo. Lembre-se de colocar fotos em sua apresentação, pois vai prender a atenção do usuário.

Outra tendência é criar vídeos institucionais com animação para apresentar produtos ou um conceito de forma criativa e interessante.

Agora você já está pronto para a próxima fase, a gravação do vídeo.

2 – Grave o Vídeo

Agora você vai precisar de uma ferramenta para gravar o que vai se passar em sua tela. Existem muitos softwares, tantos pagos quanto gratuitos para fazer exatamente o que você precisa.

O tipo de software que eu mais uso é o que grava a tela do computador. Para fazer um vídeo com fotos e música você pode utilizar o Windows Movie Maker.

Utilizo o Camtasia Studio da Techsmith, mas também existe uma excelente alternativa gratuita o CamStudio.org.

O principal passo na hora de gravar o vídeo é definir o tamanho da tela, pois vai permitir que você produza uma vídeo em HD (High Definition) formato preferido pelo Youtube e também pelos usuários pois tem mais nitidez. Selecione o formato 1280 x 720.

seleção do tamanho da tela

Outro aspecto é o equipamento que você vai usar para gravar a sua voz. Recomendo um fone de ouvido com microfone e que utilize entrada USB, pois gera menos ruído na gravação. Eu utilizo um da marca Plantronics.

headfone da marca Plantronics

Outra dica. Antes de começar a gravar feche todos os programas que você não vai usar, principalmente e-mail e Facebook, que costumam abrir janelas na parte de baixo da tela tirando a sua concentração e de quem está vendo.

Não aconselho gravar vídeos muito grandes na maioria das vezes, pois a pessoas não tem muita paciência e perdem a atenção. Mesmo que você estiver fazendo vídeos para um curso dividas as aulas em segmentos.

 3 – Publique Seu Vídeo

Seu vídeo está pronto. Agora reveja o vídeo algumas vezes e faça a edição. Retire partes que não ficaram bem gravadas ou até refaça o que você acha que pode melhorar. Mas lembre-se de que o bom é inimigo do ótimo. É melhor ter um vídeo bom do que nenhum ótimo.

Depois que estiver satisfeito com a gravação produza seu vídeo em no formato HD. No Camtasia basta você selecionar HD pois já havia gravado o vídeo no formato 1280×720.

produção do video no Camtasia Studio

Vai demorar alguns minutos até o vídeo ser produzido.

O próximo passo é fazer o upload em sites como Youtube. Crie uma conta e um canal para colocar seus vídeos. Invista algum tempo para escrever a descrição do seu canal e do próprio vídeo.

O próximo passo é divulgar o vídeo para sua lista de e-mail, em sua página no Facebook e para seus seguidores do Twitter. Outra opção é incorporar o vídeo no seu blog ou em sites com o Tumblr.

Não é difícil criar um vídeo e se você for consistente é possível criar pelo menos um vídeo por semana, ou para quem tem tempo um por dia.

Seguindo estes 3 passos você vai saber exatamente como fazer um vídeo de sucesso, posicionando você como um especialista em seu mercado e atraindo milhares de usuários para o seu website..

2 Comments
  • Lindoaldo Lima
    junho 24, 2014

    As dicas disponibilizadas neste Site são ricas e precisas. Parabéns aos idealizadores e meus sinceros agradecimentos.

    • Marcelo Perlingeiro
      junho 24, 2014

      Oi Lindoaldo.

      Muito obrigado.

      Grande abraço.

      Marcelo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *