Como Fazer Um (SITE PROFISSIONAL) em 7 Passos

No tags Permalink

Para realmente conseguir lucros na internet é necessário planejar bem para se destacar. A ausência de planejamento pode afundar seu negócio e gerar prejuízos, por isto, aprenda como fazer um site profissional eficiente em 7 passos simples.

Existem muitos tutoriais para te ajudar a criar um site ou blog por aí. E muitas ferramentas disponíveis também. Faço todos os meus sites no WordPress.

Independente de você fazer um site de vendas, uma loja virtual ou simplesmente um blog, utilize estes 3 princípios e 7 passos essenciais para criar qualquer site de sucesso:

Formate profissionalmente o texto de seu site ou blog

Com muitos websites, distantes a poucos cliques do internauta, seu site precisa atrair a atenção em pouco tempo, pois de acordo com estudos, você tem em média 8 segundos para conquistar a atenção do leitor.

1 – Escolha a Fonte Ideal

Fontes muito pequenas fazem com que seu website seja rejeitado pelo internauta. Sites profissionais bem sucedidos têm manchetes atrativas, conteúdo interessante e relevante, além de fontes com tamanho adequado no título e no corpo do texto.

Alguns leitores podem ser idosos, míopes e demais pessoas com dificuldades para leitura, por isto, fontes muito pequenas ou grandes demais e até mesmo excesso de texto aumentam a taxa de rejeição do seu site.

Não há um tamanho exato de fonte recomendado, pois a variedade dos tipos e a forma como elas se relacionam com o design do seu site podem exigir tamanhos distintos.

Para facilitar a escolha das fontes, busque inspiração em outros sites e utilize a extensão WhatFont, do Google Chrome, para descobrir qual a fonte está sendo utilizada neles.

visualizando fonte de um site

2 – Posicione o texto corretamente

A posição do texto no site é um detalhe muitas vezes desconsiderado, mas que pode render resultados significativos. A altura da linha do texto tem grande impacto na forma de interação do internauta e pode estimular a conversão de cliques.

Para ajudar nesta decisão, use a ferramenta Line Height Calculator, ela é uma calculadora que combina o tamanho da fonte com a largura do conteúdo e define a altura ideal da linha, ajudando ainda mais na otimização do layout.

3 – Defina o tamanho do título e linhas com perfeição

O comprimento total dos textos pode ser decisivo para convencer o leitor a permanecer em seu site. Linhas e parágrafos muito longos podem tornar a leitura cansativa, assim como, muito curtas podem entediar o leitor.

Para não cometer este erro mantenha os títulos entre 50 e 75 caracteres. Assim, Além de estimular e facilitar a leitura, ajudará no design responsivo, colaborando com a adaptação e visualização nas versões para dispositivos móveis.

Crie um layout eficiente

A construção de sites profissionais deve levar em consideração o objetivo de conversão de cliques. Antes de incluir recursos esteticamente agradáveis, avalie a utilidade e retorno que poderão render em seu website.

4 – Cuidado com recursos visuais ineficientes

Um exemplo de recurso ineficiente muito utilizado na internet com são os slides. Um estudo da Universidade de Notre Dame descobriu que 84% dos internautas clicam apenas no item da primeira posição, desprezando as demais informações.

Outra experiência feita por Jakob Nielsen, especialista em usabilidade, disponibilizou uma oferta no site da Siemens, onde os clientes poderiam receber o dinheiro de volta em um outro aparelho e comprovou que muitos clientes não a perceberam por falta de atenção aos slides.

Para evitar erros na escolha dos recursos de seu website não copie recursos de outros sites somente por questões estéticas; considere o retorno que pode conseguir com eles; avalie as melhores formas de exibir as informações da sua empresa; selecione uma oferta-foco e destaque-a em seu site.

Veja um exemplo de slider:

slider na home de website

5 – Escolha bem as cores e os contrastes

Embora esta dica pareça óbvia, muitos ainda cometem este tipo de erro. Antes de selecionar as cores das fontes, avalie bem a forma como elas vão contrastar com a coloração do seu website e facilite a interação com seu leitor.

Sites profissionais equilibram bem as cores das fontes com o plano de fundo, seja ele formado por imagens ou por cores simples, por isto, não deixe de usar fontes de alto contraste e utilize moderadamente o tipo reverso – o uso de texto branco em fundo preto (ou cor) de fundo, ao invés de texto preto em um fundo branco- com moderação.

Alinhe Design e conversão

6 – Respeite os princípios básicos de design

Há regras comuns que não devem ser quebradas. A tradicional posição de menus, logos, páginas destinadas ao contato, informações sobre a empresa e demais recursos comumente usados já se tornaram familiares aos usuários, por isto, antes de inovar, considere se a quebra destas regras realmente lhe trará benefícios.

7 – Utilize Um “Call-to-action”

Estimule ações de compras, assinaturas de conteúdos e muitas outras ações é uma forma de incrementar a conversão do seu site. Para não cometer erros na hora de destacar a oferta, selecione uma cor diferente das utilizadas no site.

Para estimular a ação do internauta, crie um botão/ícone de destaque brilhante o suficiente para atrair a sua atenção, aplique fontes diferentes mas complementares às demais em seu site para evitar choques, destaque o plano de fundo onde o botão estiver e insira palavras-chave relacionadas a ação.

Exemplo de Call To Action no site da Amazon:

call to action site amazon.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *