Como Fazer Um (ARTIGO DE SUCESSO)

No tags Permalink

Tudo o que você precisa saber para fazer um artigo eficiente

O principal motivo de todos os usuários da internet permanecerem conectados é a busca por conteúdo. Por isto, saber fazer um artigo eficiente se tornou uma ótima alternativa também para empresas que pretendem se comunicar melhor com seus clientes.

Uma das formas mais eficientes para divulgar um bom texto é criar um blog. Mas então você deve se perguntar: Com tantos blogs por aí, como conseguirei tornar o meu mais popular? Bem, embora não seja uma pergunta com uma única resposta, saiba que fazer um artigo eficiente é um dos melhores caminhos para isto.

Aprenda como fazer um artigo de sucesso

Escolha bem seu tema

Antes de qualquer coisa é preciso definir qual o melhor tema para você escrever. Caso queira criar um blog pessoal, comece refinando sua definição selecionando temas com os quais se identifique. Se sua intenção for um blog ligado a uma empresa, filtre assuntos relacionados ao seu produto / serviço, mas que também estejam ligados diretamente aos interesses de seus clientes.

Após escolher o tema principal, experimente segmenta-lo para fugir do generalismo, dar mais personalidade e alcançar um público mais especializado. Para isto você pode, por exemplo:

  • Selecionar um tema principal: Culinária
  • Refinar o tema: Doces típicos de determinada região, doces com chocolates, bolos, enfim, muitas são as possibilidades.

Faça esboços de seu artigo

Você pode começar escrevendo um rascunho bruto, incluindo tudo o que passar por sua mente. Deixe suas ideias fluírem livremente, evitando ser crítico demais neste momento.
Aos poucos, tente organizar as ideias, atribuindo um início, meio e fim. Assim que estiver pronto você saberá e terá um ótimo “esqueleto de um artigo”. Se a ideia for realmente promissora, pode ser que deste rascunho surjam outros temas.

Pense em seu público

Como o objetivo principal de tudo o que se publica na internet é atrair audiência. Você precisará pensar nas pessoas que lerão seu artigo. Defina um público-alvo. Procure tentar entender quais as necessidades deles e o que eles gostariam de saber, para assim definir a linguagem ideal direcionada para eles.

Um bom caminho para estas definições envolve um processo de observação e questionamento. Primeiro você precisa observar como seu público se comporta na internet, para tentar prever seu comportamento e então encontrar formas de facilitar sua comunicação com eles.

Em seguida, responda as seguintes perguntas:

  • Como é este leitor?
  • Quais são suas dúvidas?
  • Como posso responde-las?

Aprofunde seus conhecimentos

Muitos podem ser os recursos visuais e as estratégias de marketing envolvidas na construção de um blog, mas o verdadeiro e principal segredo dos melhores em audiência é a qualidade de seus conteúdos.

Artigos verdadeiramente relevantes e especializados é que conseguem atrair e persuadir clientes. Por isto será necessário que você aprofunde seus conhecimentos, incluindo dados confiáveis que confirmem seu know-how.

Para reforçar sua credibilidade você pode incluir:

  • Informações e dados estatísticos
  • Citações de pessoas conhecidas ou técnicas
  • Apresentar definições de novos temas e conceitos
  • Apresentar resenhas e levantamentos de exemplos de pessoas, livros ou demais materiais populares sobre o assunto
  • Mencionar referências de outros meios de comunicação (cinema, televisão, rádio)
  • Indicar e comentar sobre ferramentas úteis, recursos ou produtos relacionados ao seu tema
  • Apresentar referências a locais ou eventos sobre temas afins.

Analise seu desempenho regularmente

Todo projeto, antes de se tornar um verdadeiro sucesso, precisa ser testado e avaliado diversas vezes. Pode ter certeza que para você não será diferente. Como o sucesso não é uma conquista imediata, será preciso testar e analisar constantemente.

Na internet há muitas ferramentas disponíveis para realização de testes e avaliações de desempenho. Você pode começar pelos relatórios básicos de análises como o Google Analytics, ou optar por modelos mais complexos e completos, nas versões pagas como o oferecido pelo Moz.

Mas independente da escolha, para que eles realmente te ajudem a mensurar seu desempenho, você precisa definir quais são suas metas, o que realmente representará seu sucesso.

Esta definição varia de acordo com o perfil do blog. Para uns, sucesso pode ser apenas a quantidade de visitas e audiência simples, para outros, o sucesso pode ser a quantidade de interações e para outro grupo, pode ser o volume de novas conversões.

Determine quais destas opções é a mais interessante para você, atribua números, índices ou valores e determine o prazo esperado para que chegue a estes números ideais.

A partir disto, monitore regularmente suas informações estatísticas, crie uma rotina de mensuração e se perceber que ainda falta para chegar ao objetivo principal, reveja seus passos estratégicos e sua comunicação com seu público, pois a linguagem de seus artigos pode precisar de alguns ajustes..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *