Como Criar Ideias de Negócio (INOVADOREAS & LUCRATIVAS)

Ser bem sucedido no próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas a busca por uma ideia brilhante e diferenciada acaba frustrando muitas pessoas com vontade de empreender.

Embora não tenha como garantir o sucesso de uma ideia, com algumas boas práticas, empenho e observação é possível criar soluções inovadoras com potencial e capacidade de se tornarem ideias de negócio perfeitas e vitoriosas. Confira as dicas que vão te ajudar a criar ideias de negocio inovadoras.

O começo de tudo parte da definição do conceito de negócio. Ele tem como objetivo atender às necessidades dos clientes, ou seja, o primeiro passo para uma ideia inovadora ser aprovada é a utilidade. Ela precisa complementar, melhorar ou criar uma nova solução para problemas e necessidades existentes.

Para conseguir criar sua própria inovação, comece realizando uma busca minuciosa, lógica e organizada sobre o universo ao seu redor e questões relacionadas ao seu cotidiano. Faça pesquisas de mercado para entender as necessidades e as ideias começarão a fluir.

Para um processo de criação de ideias completo, experimente seguir 3 etapas:

1.Desenvolver habilidades

  • Avalie suas experiências passadas, veja quais competências específicas já desenvolveu em sua carreira até então, que talvez sirvam como base para um negócio.
  • Pense também sobre as diferentes empresas e setores do mercado que onde trabalhou. Alguns podem ter sido mais interessantes e agradáveis que outros. Diante desta avaliação de interesses, foque-se nesses elementos das empresas que você achou mais interessantes e agradáveis.
  • Não foque sua análise apenas em experiências ligadas ao trabalho, também reflita sobre as habilidades que você desenvolveu fora deste ambiente.
  • Avalie também as atividades que você mais gosta de fazer quando não está trabalhando e com quais ideologias prefere passar a maior parte do tempo.

Boas ideias de negócios também podem estar relacionadas a atividades de lazer como esportes, trabalho voluntário ou simples hobby. No fim das contas, criar um negócio baseado em atividades prazerosas como lazer pode criar um trabalho futuro muito gratificante.

2.Avaliar o potencial do mercado

Depois de ter analisado atividades ligadas ao seu passado, você pode pensar sobre a sua experiência atual, dentro do contexto do que está acontecendo no momento.

Analise áreas de crescimento da economia, Veja o que as empresas estão conseguir explorar e veja se há espaço para você investir também.

Vivemos em um mundo onde as pessoas são preparadas, mesmo em tempos de recessão, para pagar o valor agregado percebido, por isto, olhe para as mudanças e as oportunidades que estão surgindo ao invés dos problemas e da crise imposta.

Se pergunte se há um mercado em particular neste momento de crise que está sendo servidos de forma inadequada. Fique atento às notícias, publicações de negócios e organizações comerciais, pois elas podem fornecer dicas valiosas sobre o cenário atual.

O mundo está se tornando um lugar menor o tempo todo e isso abre oportunidades para você investir em produtos e mercados mais regionais. Além disso, há um interesse crescente do consumidor em produtos de origem local.

Também considere as habilidades e interesses de amigos e colegas, pois às vezes unindo suas características pode ser possível desenvolver habilidades criativas e soluções muito interessantes, inovadoras e rentáveis.

Considere atuar no mercado de e-commerce, pois atualmente é a área de maior crescimento do comércio varejista. Você pode ver oportunidades para atender as necessidades do consumidor com um produto e disponibiliza-lo on-line, por exemplo.

3. Pensar a longo prazo

Finalmente, não se esqueça de olhar para frente!

Há certas tendências globais e locais em mercados e dados demográficos que você deve considerar para procurar sua inspiração. Você pode avaliar entrar em um negócio que está se desenvolvendo e possui potencial de crescimento futuro.

A mídia pode ser uma boa fonte de informação já que apresenta regularmente novas tendências. Neste momento, caberá a habilidade de encontrar oportunidades de longo prazo, em oposição às modas de curto prazo.

Apesar de todas estas dicas, a maior inspiração de todas é tentar imaginar como você se sentirá ao ter seu próprio negócio. Pense sobre as recompensas que espera trabalhando em sua própria empresa, tanto financeiramente como emocionalmente e os benefícios que espera alcançar.

Estes pontos, devem ser os mais importantes para estimulá-lo. Sua experiência pessoal é única e deve ser a base para qualquer novo empreendimento. Nunca subestime seu próprio conhecimento, pois ele é o real caminho para tornar seu negócio original e bem sucedido..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *