Como Criar Campanhas no (MAILCHIMP)

No tags Permalink

O Mail Chimp é uma das ferramentas de gestão de e-mail marketing mais populares e interessantes de usar.

Ele conta com diversos recursos que permitem gerenciar tranquilamente o relacionamento com seus clientes.

Se você quer aprender como usá-lo para alavancar seus resultados online, confira este passo a passo:

 

O painel do MailChimp

Nele consta o comando central para a criação de listas. Você também pode criar formulários e enviar campanhas. Se não estiver ambientado com o layout, não se preocupe, em todas as fases do processo, MailChimp oferece links clicáveis para informações que o ajudarão a realizar a tarefa em mãos.

Se tiver dificuldades com o Inglês utilizando o navegador Chrome, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da tela do MailChimp e selecione “Traduzir para o português“.

painel mailchimp

Criando uma lista de assinantes

A lista deve ser criada antes de enviar sua primeira campanha ou criar um formulário para captar inscrições em seu site. Você pode adicionar os endereços de email manualmente ou importando de outros cadastros.

Para manter a qualidade da lista, você precisa da permissão do assinante para mante-lo no cadastro, para isto, as pessoas precisarão acessar a opção opt-in ou assinarem a sua lista.

Esteja sempre atento sobre as leis de spam. Se um contato não tiver dado permissão, mas você sente que poderia estar interessado, envie apenas um breve e-mail pedindo-lhes para se inscrever e certifique-se de fornecer um link para o formulário.

Caso sua conta receba sinalizações de spam com muita frequência, você poderá ser suspenso.

Para criar um lista vá para “Lists” e clique em “Create Lists”.

listas mailchimp

Criando um formulário

Você precisará de um formulário para captar mais cadastros de clientes e assinantes da sua lista. Você pode criar seu formulário de inscrição de três maneiras diferentes:

1.Com um código de compartilhamento

MailChimp atribui a forma sua própria URL para torná-lo fácil de compartilhar via Twitter e Facebook.

2. Em formato de link

Um link HTML também é fornecido para uso em documentos ou na seção de sign-off no final de um post de blog.

3. Com código html indexável à sua página

A última opção permite a criação de um código HTML para criar um pequeno formulário subscrever que pode ser colocado na barra lateral de um blog como um widget. Plano para passar uma boa parte do tempo experimentando.

Para criar um formulário clique na lista que acabou de criar e na parte de baixo clique em “setup a signup form”:

formulario mailchimp

Enviando uma campanha de e-mail marketing

Depois de criar pelo menos uma lista e se formulário, você pode começar a trabalhar em sua primeira campanha. A partir do painel de controle, selecione “Campaigns”.

Escolha um nome para sua campanha e nomeie o assunto do seu e-mail.

Projete sua campanha

Escolha um modelo e formato, há muitas versões responsivas (para mobile). Visualize e teste o tipo ideal para você. Se não souber por onde começar, aproveite para se inspirar nos modelos prontos oferecidos.

Dicas de templates para campanhas

O modo de visualização pode ser feito on-line ou enviado para o seu e-mail como um teste. Se as imagens forem muito grandes, o MailChimp solicita automaticamente que você redimensione-as.

Depois de projetar o modelo, o próximo passo será incluir textos simples para pessoas que preferem não abrir e-mails HTML. Durante a fase de confirmação, vários elementos associados com a campanha podem ser clicados e editados conforme necessário.

A campanha pronta, vai para a fila de envio do MailChimp, e a entrega depende do número de campanhas na fila de espera. Neste momento, sua campanha pode ser imediatamente compartilhada no Twitter e Facebook. Esta é uma ótima maneira de apresentar seus boletins para não-assinantes.

Relatórios da campanha

Uma vez que uma campanha foi enviada, você poderá ver quantos assinantes abriram ou não o e-mail, verá quantos cliques foram dados no conteúdo de seu boletim. Também são fornecidas informações sobre a taxa de rejeição, e saídas de assinantes.

Campanhas RSS

Este processo é semelhante à criação de um boletim informativo, você só vai precisar acessar o feed RSS do seu blog para que suas mensagens podem ser entregues aos assinantes..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *