Como Anunciar no Google (SEM PERDER) Dinheiro

No tags Permalink

Quer começar a vender pela internet nos próximos 30 minutos? Então você deve aprender como anunciar no Google e começar sua campanha de marketing digital da maneira correta.

O Google domina o mercado de mecanismos de busca no Brasil e na maior parte do Mundo. O seu trabalho é apresentar o resultado mais relevante possível quando um usuário digita uma palavra chave e faz sua consulta. O resultado da pesquisa traz os resultados orgânicos, ou naturais, e os anúncios, antes conhecidos como links patrocinados.

Para se destacar nos resultados orgânicos você deve aprender técnicas de otimização de site ou SEO.

Para incluir o anúncio da sua empresa nos resultados de busca, você deve se inscrever no programa chamado Google AdWords. Você mesmo pode publicar e veicular seus anúncios.

Porém você deve tomar alguns cuidados que podem fazer a diferença entre ter lucro com sua campanha ou perder todo o dinheiro sem saber o que aconteceu.

Leia as dicas abaixo para entender o sistema do Adwords e ter sucesso.

Como Funciona o Google AdWords

Todo o sistema do AdWords é baseado em palavras-chave. Você deve selecionar para qual tipo de palavra-chave seu anúncio deve aparecer no Google.

Outra característica importante é que você pode optar por pagar por clique. Ou seja, você só paga o Google quando um usuário clica em seu anúncio. O preço que você paga por clique é definido por um sistema de leilão que leva em consideração o número de anunciantes que está “competindo” por determinada palavra. Quanto mais competitivo, maior é o custo por clique.

Outro aspecto importante que você precisa entender é onde seu anúncio vai aparecer. Você pode optar por ter seu anúncio veiculado nos resultados de buscas ou na Rede de Display do Google. Esta rede são os sites que apresentam anúncios do Google em suas páginas.

Para começar no Google AdWords você deve abrir uma conta. Clique aqui e siga o passo a passo. Não crie uma campanha logo de início. Pule esta parte e se familiarize com o Painel de Controle.

Em seguida descubra os principais pontos que você deve levar em consideração ao criar e administrar suas campanhas.

1º Passo – Escolher As Palavras Chaves

A seleção de palavras-chave é o passo mais importante de toda a sua campanha. Existem palavras que vendem e outras que não.

Use a Ferramenta de Palavras-Chave dentro do Painel de Controle. Lá você pode saber exatamente quais palavras os seus potenciais clientes estão digitando no Google.

Por exemplo, se você quer vender tênis esportivo pela internet digite “tênis” e analise os resultados. Palavras amplas como tenis ou sapato geralmente são muito caras e tem um baixo nível de conversão. Frase com 2 palavras ou mais geram melhores resultados, como por exemplo “nike air max”.

Se você está iniciando, comece com poucas palavras ou frases. Cinco é um bom número. Um erro comum é selecionar muitas palavras, gastar todo o seu orçamento e não ter lucro na campanha.

2º Passo – Como Criar Um Anúncio e Divulgar Seu Produto ou Empresa

O anúncio é composto pelas seguintes partes:

  • Título
  • URL
  • 1a Linha
  • 2a Linha

Veja o exemplo abaixo:

Anúncio Tênis Nike

O título deve chamar atenção para o seu anúncio e deve ser relevante a palavra que o usuário digitou. A 1 e 2a linhas são utilizadas para descrever a sua oferta e também devem ser chamativos. A URL é o endereço da página onde o usuário vai chegar após clicar no seu anúncio, conhecida como “landing page” ou página de chegada.

Quanto mais relevante o seu anúncio e quanto maior for a taxa de cliques (número de impressões/cliques) menos você vai pagar pelo anúncio.

Sempre inclua dois anúncios por palavra chave e teste diferentes atributos para testar o que funciona melhor.

Os anúncios individuais são organizados por “Grupo de Anúncios”, que por sua vez fica dentro de uma campanha específica. Quanto menos palavras chave tiverem dentro de um grupo melhor. No máximo 5, altamente relacionadas, é recomendado.

Antes de criar o seu anúncio verifique se ele está de acordo com as regras do programa. Veja aqui.

3º Passo – Como Medir Seu Sucesso

Nunca publique um anúncio e volte uma semana depois para ver se está dando resultado. Uma das principais características da Internet é que você pode medir o resultado individual de cada uma das suas ações.

Uma das ferramentas oferecidas pelo Google Adwords e que deve ser obrigatoriamente usada em qualquer campanha é o Acompanhamento de Conversões. Através dela você entende qual palavra e anúncio está gerando vendas.

Elimine as palavras que não estão atingindo o custo por venda limite e melhore seus anúncios para diminuir seus custos e aumentar as vendas.

Agora que você já sabe o básico sobre como anunciar no Google, comece a publicar suas campanhas aos poucos e teste continuamente para melhorar e dominar o programa no longo prazo..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *