Como Abrir Uma Empresa em (5 PASSOS)

No tags Permalink

Quer saber como abrir uma empresa? A febre do empreendedorismo está se espalhando pelo Brasil. Seja pela oportunidade do mercado ou pelo desejo de deixar de trabalhar para os outros, muitas pessoas tem considerado abrir seu próprio negócio.

Mas a maioria das pequenas empresas ou startups falha em seus primeiros anos. Para reduzir o risco de gastar seu precioso tempo e dinheiro em um negócio que não vai dar certo, siga os passos abaixo. Talvez você até descubra que a melhor opção é não abrir um negócio. Continue lendo…

1 – Faça uma Auto Análise – Empreendedorismo é pra você?

A primeira pergunta que você deve fazer é: Devo abrir uma empresa?

Parte dos empreendedores abre um negócio, pois acabaram de perder seu emprego, cansaram no mundo corporativo ou realmente viram uma oportunidade de mercado.

Mas antes de começar é preciso entender se a vida de empreendedor é para você. Quem está começando deve estar disposto a arriscar, passar por momentos difíceis sem desistir e até trabalhar sozinho durante algum tempo.

Outro aspecto importante é pensar no dia a dia. Se estiver pensando em abrir uma franquia converse muito com os franqueados atuais e até considere passar alguns dias fazendo um estágio para saber se a rotina é para você.

Outra razão bem comum para as pessoas iniciarem seu negócio é porque fazem bem um trabalho para seu empregador e acham que fazendo sozinho vão ganhar mais dinheiro e ter mais liberdade. Porém este é um dos grandes mitos do empreendedorismo.

Entenda que você além de fazer o trabalho que gosta, vai ter que gerenciar pessoas, lidar com a contabilidade e resolver diversos outros problemas com os quais nunca lidou antes.

Abrir sua empresa pode ser realmente muito recompensador, mas avaliar os riscos envolvidos, entender a realidade do dia a dia e medir o retorno (financeiro e emocional) são passos essenciais do início da sua jornada.

2 – Escolha seu Negócio

Muito bem. Agora você já decidiu que tem um perfil empreendedor e se comprometeu com o desafio.

O próximo passo é decidir em que tipo de negócio entrar. Não comece com a primeira ideia que aparecer em sua cabeça.

Faça uma lista com várias opções de acordo com seus objetivos, preferências, hobbies ou oportunidades identificadas.

Depois reduza sua lista a 3 opções e então comece a entrar a fundo em todas as alternativas.

Pesquise sobre o potencial de mercado de cada uma e veja em que tipo de negócio gostaria de trabalhar. Fale com donos de empresas e entre em contato pessoas que entendam do seu mercado. É muito importante o contato com o mundo exterior.

Depois de escolher uma opção, você deve partir para um plano de negócios.

Entenda o mercado e o público alvo. Se não quiser construir um plano muito elaborado, pelo menos é essencial definir o modelo de negócios e com vai ganhar dinheiro.

Faça as contas básicas de receitas e custos para entender a viabilidade no longo prazo.

Se o seu produto é inovador é importante testar um protótipo do produto com consumidores potenciais.

Neste momento você também deve definir o nome da empresa, sua visão e os valores que vão direcionar seu negócio.

Busque ajuda. O Sebrae pode ser uma boa opção.

3 – Se Prepare antes de Começar

Se você estava esperando começar agora, vá com calma.

Desenvolva as habilidades de negócio que você ainda não tem. O mínimo é necessário.

Se o seu modelo de negócio envolve relacionamento intenso com o cliente, por exemplo, estude o assunto e faça cursos.

A excelência na execução é fundamental.

É importante também ter um conhecimento básico de finanças e marketing.

Sempre tenha em mente que tudo não precisa ser perfeito. Não faça todos os cursos do mundo e espere muito tempo para abrir seu negócio, as duas coisas podem andar em paralelo.

4 – Registre a Empresa. Ou não.

Agora você vai oficializar sua empresa. Dependendo do negócio que vai abrir você deve decidir que tipo de empresa vai registar.

Nesta fase é muito importante que você encontre um contador de confiança. Converse com o contador sobre que tipo de atividade vai exercer, quanto dinheiro você pensa em ganhar no primeiro ano, se tem sócio ou não.

A forma como você registra sua empresa tem um grande impacto no percentual de imposto que vai pagar e que tipo de exigências burocráticas vai ter.

Deixe para o contador o trabalho de abrir a empresa na junta comercial, mas acompanhe o processo.

É importante você saber que nem sempre é uma boa ideia se registrar logo de início, o que envolve custos.

Se você registar uma empresa limitada tem que arcar com gastos mensais causando um impacto financeiro desfavorável no início. A ideia não é ficar ilegal, mas se registrar no momento certo.

5 – Vá A Luta

Pronto. O momento esperado finalmente chegou. O de tocar o seu negócio.

Seja persistente, acredite em sua ideia, mas não hesite em se adaptar se for preciso. Teste e melhore continuamente o que está fazendo.

Promova constantemente seus produtos para garantir um grande fluxo de clientes. Muitos empresários preferem se dedicar somente ao trabalho operacional. Isto é mais comum em empresas de internet, que montam seus produtos, constroem um site e ficam esperando os clientes baterem a sua porta.

Agora você já sabe como abrir uma empresa e os principais passos envolvidos. O importante é agir e continuar aprendendo sempre ao longo do caminho. O sucesso é uma consequência..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *