Cansado de sair de casa todos os dias e enfrentar o trânsito para trabalhar para os outros? Principalmente se o que você está fazendo não traz satisfação pessoal e não tem a ver com o que você quer para o futuro? Este é o mesmo sentimento que faz milhares de pessoas todos os anos a abrir seu próprio negócio.

Mas evite fazer parte de mais de 58% das empresas que fecham suas portas nos primeiros 5 anos de vida. Leias estas dicas para entender quais são os principais aspectos de um negócio online de sucesso.

Este é o resumo do que li, estudei, aprendi e apliquei nos últimos anos trabalhando no meu negócio e no dos outros na internet.

Se você estiver apenas começando eu recomendo que leia todas as dicas, ou então vá direto para o assunto que mais o interessa.

PERIGO! LEIA ANTES DE COMEÇAR

Um dos grandes mitos no mundo da Internet é que basta colocar um site no ar que o resto é consequência. Na verdade este é o último passo. Tem certas coisas que você deve fazer antes.

1 – Autoconhecimento

Apesar de não ser um guru da autoajuda acho que o primeiro passo para abrir um negócio é se conhecer muito bem. Pense bastante antes de investir sua energia e dinheiro em seu próprio negócio.

O que você gosta de fazer? O que você faz melhor do que os outros? Que tipo de atividade você quer passar a maior parte do tempo fazendo?

Jack Welch dizia que se você não tem uma vantagem competitiva não compita. Então entre para ganhar fazendo o que você faz melhor, gosta e tem potencial de mercado.

Não adianta você montar uma pousada em um paraíso ecológico se você gosta de viver em grandes cidades e não leva jeito para lidar com clientes. Mas se você é uma pessoa criativa talvez seu talento seja escrever. Então invista fundo nesta idéia.

2 – Modelo de Negócio

Você vai entrar na Internet com um produto inovador? Vai oferecer uma distribuição de menor custo? Ou vai se diferenciar através do relacionamento com os clientes?

Você deve definir antes de qualquer coisa como vai ganhar dinheiro e como vai competir no mercado. Isto vale tanto para grandes empresas como para o blogueiro de tecnologia.

Entenda o conceito de modelo de negócio e pense em alternativas diferenciadas para entar no seu mercado alvo.

3 – Público Alvo

Conheça profundamente para quem você vai oferecer valor, na forma de produtos e serviços.Quais são suas maiores frustrações, medos, desejos e objetivos?

Responda estas perguntas e você vai estar na frente da maioria dos seus competidores. Para vender mais na internet você deve falar a linguagem do seu público alvo e vai oferecer produtos mais relevantes.

Hoje existem alternativas super acessíveis para se fazer pesquisas na internet e ferramentas gratuitas que você pode usar para entender a demanda para diveros tipos de nichos de mercado.

4 – Estratégia de Aquisição

Pense detalhadamente em sua estratégia de aquisição e venda.

Você vai oferecer consultas gratuitas para gerar negócio para sua consultoria? Ou vai fazer seminários online para atrair clientes?

Depois de atrair seus clientes para seus seminários, você já tem um produto certo para vender? E se o cliente comprar você já sabe o que vai oferecer como “upsell’?

É fundamental definir sua estratégia de aquisição com antecedência, pois ela vai determinar que tipo de recurso você vai precisar, onde vai investir seu tempo e que tipo de produtos vai te que criar, antes mesmo de colocar seu site no ar.

5 – Criação de Produtos/Serviços

Não passe o próximo ano criando e desenvolvendo o produto perfeito para depois descobrir que ninguém comprou.

O conceito de start-up enxuta chegou para ficar. Crie produtos e conceitos de negócios simples, fáceis de testar e de rápida implementação. E continue investindo nas versões 1.1, 2.0, 3.0,…
A internet é o lugar perfeito para isso.

6 – Website

Pronto. Agora você pode começar a pensar no seu website.

Mas antes planeje a arquitetura da informação e como você vai organizar seu conteúdo, para aí sim começar a criá-lo.

Pense também que tipo de ferramentas você vai precisar agregar ao site. Você vai capturar emails? Vai começar uma comunicade online? Vai integrá-lo as redes sociais?

E não pense que tudo isso é complicado. Com alguns plugins você pode implementar funcionalidades incríveis ao seu website.

7 – Operação (Dia a Dia)

Quem vai realizar as tarefas em seu negócio? Você pode terceirizar? Foque naquilo que você faz bem e faz a maior diferença no seu negócio. Pense em aumentar sua produtividae e também como sistematizar ao máximo a sua operação.

Onde vai gastar a maior parte do seu tempo? Eu sugiro que seja no marketing. 29% daquelas empresas que fecham, o fazem por falta de clientes (a maior causa).

Esta lista parece grande, mas não é. E não precisa ser complicado implementá-la. Você vai aprender ao longo do site como dominar todas estas areas e implementar estas idéias de maneira simples e com baixo custo.

O que vai fazer a diferença é o seu esforço e dedicação.

Boa Sorte!.

3 Comments
  • Ailton Pereira
    setembro 15, 2013

    Achei muito legal o seu site. estava procurando alguma informação sobre como acessa a nova ferramenta de palavras chave e encontrei o seu site.
    Estou iniciando o meu blog e preciso realmente de muita informação, creio que no seu site encontrarei. Pode ter certeza que quando eu for fazer referencia sobre algum assunto interessante que você publicou vou lincar para o seu site como no caso do citado acima.

    Sucesso!

    • Marcelo Perlingeiro
      setembro 17, 2013

      Que bom que você gostou Ailton.

  • Diego De Paulo
    agosto 14, 2014

    Marcelo parabéns pelo site, muito bem elaborado e realmente dá um rumo aqueles que querem montar um negócio virtual e me incluo neles.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *