7 Dicas Para Criar Um (BLOG POST) Sem Desperdiçar Tempo

No tags Permalink

Manter um blog ativo e atrativo é uma meta ambiciosa que requer muito esforço. Encontrar pautas atrativas, estuda-las e criar um blog post relevante requer muito tempo e empenho.

Para ajudar a manter seu blog interessante, separamos dicas especiais para otimizar o processo das publicações, tornando-as frequentes sem ter que gastar horas escrevendo posts diariamente, confira!

 

1 – Faça Curadoria de Conteúdo

Para começar a otimização do seu blog, após selecionar o tema principal, como moda, beleza, saúde, tecnologia ou outros, refine suas opções secundárias, elegendo categorias de conteúdos.

A partir das categorias, busque fontes e organize um histórico de links. Se você não sabe como buscar estas inspirações sem ter que recorrer ao Google, experimente opções como:

Alltop – Um selecionador de blogs que indica os mais populares de acordo com o segmento. Ele também destaca postagens recentes e as com os melhores desempenhos na internet.
Com ele, você saberá a quem não pode deixar de seguir, quais temas trabalhar e também poderá acompanhar o desempenho do seu blog diante dos demais concorrentes.

Topsy – Serviço que monitora e relata os assuntos mais badalados do Twitter. Ele reúne e indica links, posts, personalidades influentes, fotos e vídeos que estão em desque.
Também é possível comparar o desempenho de temas indicados por você na opção “social analytics”. Uma Importante fonte de pesquisa, inspiração e simulador de temas interessantes para desenvolver posts.

Pocket – Ele funciona como um criador de lista de favoritos, porém, mais sofisticado. Este serviço permite salvar e classificar links e páginas para visualização e leitura posteriores.
Diferente dos favoritos dos navegadores, há disponibilidade e suporte para diversos tipos de dispositivos e integrações com aplicativos como tablets e smartphones.

Com estes serviços, você começa a fazer uma curadoria de conteúdo que ajudará na organização das suas pesquisas, servindo como fonte de inspiração para redação de novos textos.

2 – Compartilhe conteúdos afins

A seleção de links e temas, apesar de ser o primeiro passo, não resolve o dilema do tempo. Para contribuir com a publicação de forma ágil, experimente compartilhar links de algumas das suas fontes de notícias.

Esta solução ajudará a manter a regularidade das suas publicações, contribuirá com o ranqueamento do seu blog em mecanismos de busca e facilitará a leitura do seu público. Existem plugins do WordPress que podem ajudá-lo a compartilhar links de maneira mais fácil.

Atualmente, com tantas informações para consumir, o leitor acaba preferindo o caminho mais útil e fácil, com a publicação de links, você estará facilitando a pesquisa e atualização do seu leitor, oferecendo tudo em um só lugar.

Só tome cuidado para não sobrecarregar seu blog com apenas réplicas de conteúdo. Experimente acrescentar introduções ou breves análises críticas antes da divulgação dos links, para manter sua autenticidade.

3 – Desenvolva parcerias de conteúdos

Aproveite seu blog para desenvolver network com outros blogueiros que trabalham temas afins aos seus. ou especialistas do seu setor. Experimente oferecer espaço para publicações de terceiros e negociar produções cruzadas de conteúdos.

Este tipo de negociação ajudará no aumento da divulgação, pois o parceiro selecionado certamente contribuirá com a disseminação do conteúdo. Quando ele divulgar o texto compartilhado em seu blog, atrairá também, mais acessos para seu site.

Não descuide da qualidade. Verifique todos os materiais antes postá-los. A mesma técnica da introdução em publicação de links pode ser usada para apresentar os posts de terceiros.

5 – Seja Criativo

Nem sempre o formato de blogs com apenas textos é a melhor forma de atrair clientes ou de administrar a geração de conteúdos. Comece a analisar outras possibilidades de interação com seus leitores.

Você pode inovar utilizando infográficos, imagens, vídeos, podcasts, compartilhamento no slide share, ou tantas outras possibilidades. O importante é não permitir que a fonte de conteúdos seque.

Avalie seu talento e as melhores formas que pode gerar posts novos e atualizados, citações, check lists e até mesmo alternativas não mencionadas aqui podem manter seu blog com excelente audiência.

6 – Seja sempre útil

Independente da forma de publicação escolhida, nunca deixe de apresentar informações que realmente respondam dúvidas e esclareçam questões dos seus leitores.

A eficiência em responder as questões do público-alvo é o que realmente importa. Se por acaso o material publicado não esclarecer ou ensinar o leitor, ele buscará fontes mais eficientes.

7 – Estruture a divulgação de seu conteúdo

Se desejar um fluxo mais intenso de compartilhamentos, nos demais dias da semana promova e indique conteúdos de parceiros e links de notícias, sempre acrescentando introduções com informações úteis.

Utilize o suporte de mídias sociais para divulgar seus conteúdos. Aproveite os posts de forma criativa para promover debates direcionados aos temas mais quentes da semana.

Priorize a qualidade

Manter uma alta frequência, mas vazia de significados não é uma solução a ser considerada. Blogs onde as publicações apenas lotem sua tela com matérias e nenhuma delas apresenta utilidade não é uma boa estratégia.

Se tiver que optar entre maior frequência de publicações e qualidade dos textos postados, não tenha dúvidas e invista em qualidade, pois ela realmente fará a diferença.

Se o tempo estiver corrido, dê preferência para a publicação de materiais originais produzidas exclusivamente por você com uma média de 2 blog posts por semana.

.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *