9 Dicas Para Começar um Negócio (ONLINE DE SUCESSO)

No tags Permalink

Milhares de pessoas começam seu negócio online todos os dias. Hoje em dia é muito fácil criar um website não é? Infelizmente a grande maioria dos negócios não dá certo. Segundo o Sebrae 45% das empresas fecham as portas antes de completar 2 anos.

A boa notícia é que existem certas regras que você pode seguir que vão aumentar suas chances de criar um negócio de sucesso e conquistar sua realização profissional.

Siga estes passos para começar seu negócio:

1 – Encontre um Problema ou Oportunidade

Um bom negócio geralmente faz a diferença ajudando as pessoas a resolverem seus problemas. Segundo Richard Branson “Um negócio é simplesmente uma ideia que a faz a vida das outras pessoas ficar melhor”.

Os grandes empreendedores começaram seus negócios encontrando um problema no mercado ou melhorando algo que já existe.

Ótimos exemplos de ideias de negócios que resolvem problema são os aplicativos para smartphones. Olhe para o seu telefone ou tablet e veja quais os aplicativos que mais usa. E não estou falando de jogos.

Lembre-se também de entrar em um mercado onde você pode achar um grande número de compradores.

2 – Descubra seu DNA. Foque no Que Você Tem de Melhor

Se você é sério sobre o seu negócio online, provavelmente vai passar muito tempo se dedicando a ele. Portanto foque naquilo que você é bom, sabe muito bem e goste de fazer.

Conheça sua personalidade e monte uma empresa ao redor das suas habilidades que vão fazer seu negócio se diferenciar e ter sucesso.

Por exemplo, eu ajudei minha mulher a construir um site de e-commerce de sucesso. Onde realmente fiz a diferença foi escolhendo e implantando a tecnologia e ajudando com o marketing.

Mas o dia a dia do negócio não era para mim. Eu passei um ano ajudando a colocar os pedidos nos correios.

Porém para mim não é um problema ficar escrevendo um artigo à 1 hora da manhã ou ler mais de 50 artigos sobre marketing digital. Tenho certeza que posso ajudar mais as pessoas compartilhando informação do que entregando produtos.

Crie sua marca pessoal em cima daquilo que você faz melhor e vai ter uma grande chance de se destacar em relação à concorrência.

3 – Trate seu Negócio Online como um Negócio de Verdade

Trate seu negócio online como uma empresa de verdade. O seu negócio não é um website. O site na verdade deve ser o último passo em todo o processo.

Invista tempo entendendo seu mercado, conversando com seu público alvo e pensando como vai fazer para gerar receita.

Muitas pessoas começam online pensando em ficar milionário do dia para a noite. Esta é uma receita para o fracasso.

4 – Crie um Modelo de Negócio

Antes de começar a fazer qualquer coisa você deve se concentrar em 2 aspectos fundamentais:

Como vai fazer dinheiro: pense em todas as formas possíveis de fazer dinheiro. Vai vender produtos físicos? Vai criar um site de conteúdo para ganhar dinheiro com publicidade? Vai criar um aplicativo grátis e depois cobrar mais pela versão Premium?

Como vai se diferenciar no mercado: quais aspectos do seu negócio vão fazer a diferença em relação aos seus competidores? Isto vai ajudar a decidir onde investir tempo e dinheiro.

Por exemplo, se você vai vender para pequenas empresas e o relacionamento com seus clientes é um aspecto importante talvez tenha que investir em uma ferramenta de CRM. Ou se você vai vender software vai ter que pagar mais do que a média de mercado para seus desenvolvedores.

Um livro excelente sobre a criação de modelos de negócio é o “Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios”.

Não sou muito fã de um plano de negócio elaborado. Ele leva muito tempo e a realidade é bem diferente do que colocamos no papel. Mas alguns aspectos do plano são fundamentais, tais como a previsão da demanda, público alvo e  marketing.

5 – Comece Rápido

Antes de sair imprimindo seu novo cartão de visitas e pagando um aluguel caro, comece na garagem.

Teste o conceito do seu negócio antes de investir muito dinheiro para começar.  Faça um protótipo ou uma versão mais simples da sua ideia para ver se a resposta dos seus clientes em potencial vai ser boa.

Conheci um empreendedor que passou um ano montando um site que visualmente e tecnicamente era perfeito, mas quando foi ao ar não vendeu nenhum produto. Ao invés ele poderia ter começado com um site simples e apenas um produto.

Não seja perfeccionista. Faça e depois vá adaptando. Não gaste muito dinheiro com tecnologias inúteis e que não são o foco do seu negócio.

6 – Interaja com seus Usuários e Clientes

O cliente tem sempre a razão? Nem sempre, mas é fundamental que você interaja constantemente com seus clientes e seja a pessoa que mais os entenda no seu mercado.

Responda e-mails, comentários, agradeça, faça perguntas e preste atenção em suas reclamações. Isto vai aumentar a confiança e preferência dos seus usuários por seus produtos.

Confiança é um grande diferencial na Internet. Com quantos sites você não deixa de fazer negócio porque não sabe quem está do outro lado?

7 – Invista em Marketing

Promova, promova, promova. O oxigênio do seu negócio é a quantidade de pessoas que visitam seu website e se tornam clientes em potencial.

Se você já leu o livro “E-Myth” do Michael Gerber, sabe que muitos dos empreendedores que falham gastam muito tempo em apenas uma parte do negócio, geralmente com aquilo que é mais confortável para eles.

Coloque o seu chapéu de marqueteiro e vá à luta. Invista grande parte do seu tempo promovendo o seu negócio. Se não investir em marketing vai ser mais um destes sites que ficam a espera de clientes e perdem dinheiro até fechar.

Aprenda a vender na internet. Escreva textos que vendam e crie chamadas que levem seus usuários a comprar ou se inscreverem em sua lista de e-mails.

Não dependa apenas do Google para gerar tráfego para o seu website. Não existe “tráfego gratuito”. Você vai investir tempo ou dinheiro para atrair visitantes.

8 – Crie uma Lista de Emails

Uma das ferramentas mais poderosas do seu arsenal de marketing é o e-mail. Grandes empresas como a Amazon sabem usar o e-mail muito bem.

O cliente vai visitar seu site muitas vezes antes de comprar.  A maneira mais eficaz para trazê-lo de volta é através do e-mail.

A Revista Wired publicou um artigo recente mostrando a superioridade do e-mail em relação ao Facebook e Twiter para a conversão de vendas do seu website.

9 – Nunca Desista

Por mais difícil que seja esta jornada de empreendedor, nunca desista. Se você faz o que gosta, tem mercado para o seu produto, invista energia em sua ideia e continue trabalhando para ela dar certo.

Mas também não tenha medo de falhar. Aprendemos muito mais com os erros do que com os acertos. Modifique seu produto, adapte seu negócio ou comece de novo.

A quantidade de estratégias e dicas que podem ajudar você a construir um negócio online de sucesso é infinita, mas concentre-se naquilo que é simples e aprenda a trabalhar melhor para focar no essencial que faz a diferença.

Qual é  a sua experiência? Você acha que tem algum aspecto mais importante?

.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *