7 Maneiras de Investir em Design UX e Melhorar a Experiência do Usuário

, , Permalink

Se preocupar com a experiência do cliente no contato com sua loja, é um cuidado que donos de lojas físicas tem como prioridade. Apesar das diferenças entre o universo online e off line, para negócios virtuais esse cuidado também deve ser prioritário.

Na internet, uma das melhores formas de investir neste relacionamento com os clientes é melhorando a experiência do usuário, com investimentos em Design UX, criando layouts agradáveis, práticos e úteis.

A expectativa do visitante com o design

O cliente, ao acessar seu site, tem a expectativa de navegar rapidamente, localizando as informações que precisa, sem ter qualquer tipo de aborrecimento ou grandes dificuldades.

Em se tratando de negócios virtuais, algumas das principais possibilidades de frustração na experiência do usuário são:

  • Demora no carregamento da página
  • Itens com estoque desatualizado após a decisão de compra
  • Check out demorado, com várias etapas
  • Redirecionamento de links para páginas indesejáveis
  • Conteúdo divergente do tema proposto ou de baixa qualidade

Como quando estamos envolvidos diretamente na construção de um projeto, podemos acabar não percebendo estes pontos críticos, o ideal é buscar a opinião de outras pessoas periodicamente para manter seu site funcional e proporcionando a melhor experiência possível aos usuários.

Com aprimorar o design do seu site e a experiência do usuário

É possível tornar seu site ainda mais interessante e útil para seus clientes seguindo pelo menos 7 recomendações básicas como:

1. Criação de versões responsivas

As visitas podem vir de diferentes tipos de dispositivos, desktop, laptop, tablet, smartphones, enfim, seja de onde for, sua página precisa estar pronta para se adaptar ao dispositivo usado pelo cliente.

Garantir que não haverá bloqueios e que independente da forma com que o usuário acesse e permitir que ele receba sempre uma experiência agradável, é um grande passo para construção de relacionamentos e geração de resultados.

2. Garantia de uma navegação fácil

Para proporcionar esta facilidade, antes de mais nada é necessário entender as principais necessidades dos visitantes da sua página. Procure entender como eles chegam até você e por qual conteúdo eles estão procurando.

Com estas informações é muito mais fácil criar novos conteúdos e outros mecanismos atrativos para ampliar a audiência do seu site. Além disso, estes dados também ajudarão a hierarquizar a informação do seu site, dando aos dados mais relevantes, posição prioritária.

Também não se esqueça de entregar um sistema de navegação user-friendly (amigável) em sua página, ajudando seus visitantes a localizarem as informações que precisam, com a menor quantidade de cliques possível.

3. Garantia de que todos os links e botões funcionam corretamente

Evite ao máximo que seu visitante se depare com a mensagem de erro 404 ou que sejam direcionados para páginas indesejadas ou completamente fora do contexto de suas pesquisas.

É muito frustrante gastar tempo procurando algo e quando achá-lo, perceber que não está disponível. Para evitar esta frustração durante o acesso em sua página, verifique os redirecionamentos dos links e referências internas.

4. Deixe o usuário comandar a experiência em seu site

Algumas páginas na internet, como forma de apelo pela audiência, vêm incluindo ações automáticas como áudios e vídeos com auto-play, por exemplo.

Entenda que estes recursos podem ser indesejados por seus visitantes e pode, inclusive, motiva-los a deixar sua página, por isto, Fuja deste erro!Deixe que o usuário comande a própria navegação.

Antes de utilizar estas ferramentas, analise a real necessidade e se indispensáveis, procure posicioná-las em áreas e momentos em que realmente sejam esperados pelo internauta.

5. Fique atento à boa legibilidade do site

Apesar de todas as possibilidades de melhorias e investimentos aplicando recursos de design, não se pode esquecer de manter uma boa legibilidade do seu conteúdo.

O projeto jamais deve interferir na capacidade do visitante de consumir o conteúdo da sua página, por isso, fique atento para evitar erros como:

  • Fundos de página com tons muito escuros
  • Contrastes de cores que dificultam a leitura e visualização
  • Vídeos que não permitem a expansão da tela para visualização
  • Tamanhos das fontes muito pequenos
  • Fundos ocupados com imagens e distrações visuais

6. Garanta uma página com carregamento rápido

A paciência das pessoas durante sua navegação na internet é muito curta. Por isso, páginas que demoram muito a carregar acabam afugentando os usuários, antes mesmo deles conhecerem seus conteúdos ou notarem seus diferenciais.

Algumas dicas para melhorar o tempo de carregamento são: adaptar o tamanho das imagens e de recursos multimídias presentes na página, otimizar as principais decisões de design e monitorar constantemente a velocidade da página.

Esta verificação da velocidade de carregamento deve abranger tanto na versão para desktops, quanto nas demais versões responsivas, já que cada uma delas pode exigir melhorias específicas.

7. Priorize o design clean, sem distrações

Encher o site com conteúdos com pouca relevância e utilidade, excesso de propagandas, projetar elementos que passem a competir por atenção e exagerar no número de calls-to-action são más ideias.

Ajude o visitante da sua página limitando o número de chamados para ação, minimize o uso de anúncios e foque no uso da hierarquia visual, projetando o fluxo em torno do ecrã para reduzir a competição entre diferentes elementos.

Conclusão

Todas estas recomendações apontam para uma mesma direção: o olhar voltado para a opinião e interesses dos usuários. Como além destas dicas há mais procedimentos possíveis, o foco da sua preocupação deve ser realmente a visão do visitante de sua página.

Sempre que for implantar novas táticas e melhorias no design do seu site, pense não apenas como desenvolvedor e no que gostaria de destacar, priorize o desejo e interesses dos usuários e tenha certeza de que mantendo este foco, estará cada vez mais próximo de fazer sucesso.

.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *