7 Dicas Básicas de (EMPREENDEDORISMO SOCIAL)

No tags Permalink

Ser um empreendedor completamente do zero é um caminho difícil, mas não é impossível. Com disciplina e seguindo os passos básicos que vamos indicar abaixo, você conseguirá simplificar muitas etapas deste caminho de pedras.

1 – Use sua ideia para oferecer uma solução

Como um empreendedor, você precisa convencer as pessoas e fazê-las confiar em você para financiar sua ideia, firmar parcerias, investir tempo, ou simplesmente oferecer apoio a causa.

Para esta habilidade você precisará articular claramente um problema a soluções, deixando claro como a sua organização poderá solucionar dilemas atuais.

Por exemplo, existem cerca de 15 milhões de refugiados em todo o mundo, e a maioria estão limitados e restritos a algumas regiões, não podendo voltar para casa. Como eles não podem sobreviver com segurança. A organização RefugePoint é um exemplo de empreendedorismo que fornece soluções duradouras para eles.

Este modelo de empreendedorismo realoca permanentemente os refugiados em outros países, onde eles podem reconstruir suas vidas com segurança, ou, quando possível, os reintegram ao seu país de origem.

2  – Cerque-se com especialistas em seu campo

Sempre é bom buscar apoio e referências junto a especialistas do setor. No exemplo do RefugePoint, foi buscado apoio junto a grandes nomes do setor humanitário.

Eles foram convocados para participar do conselho consultivo e mesmo com pouco dinheiro, mas com grande apoio líderes mundiais que acreditavam na sua missão, conquistaram o objetivo principal.

3 – Contrate profissionais flexíveis e empreendedores

Se estiver investindo em uma start-up, você precisa executar com pessoas que também pensam de forma empreendedora. Você precisa se cercar de pessoas bem disposas e que acreditem no sonho tanto quanto você.

Especialmente no início pode ser necessário que os membros da sua equipe estejam dispostos e disponíveis para realizarem um pouco de todas as tarefas, até que o negócio cresça.

4 – Batalhe pelos seus recursos

Até que seu empreendimento seja reconhecido e se torne promissor, será preciso muito trabalho e disposição, especialmente para correr atrás de recursos.

Principalmente no início, aceite ideias e sugestões de conhecidos, invista na construção de networking, faça contato com pessoas de setores e áreas diferentes da sua, pois de onde menos se espera pode vir uma boa surpresa.

5 – Promova sua marca

Atrair a atenção das pessoas com a ajuda de publicidade e das mídias, é uma ótima forma de conseguir atenção positiva. As mídias sociais também são um ótimo caminho. Não deixe de investir em mídias especializadas relacionadas ao seu ramo.

Uma ótima estratégia de promoção é investir na divulgação de histórias e casos de sucesso, especialmente através de fotos e vídeos, pois histórias tendem a engajar mais que simples anúncios.

6 – Escolha bem seus conselheiros

Muitos fundadores procuram ajuda com especialistas em seu campo. Embora isto seja importante, não tenha medo de buscar diferentes perspectivas, que podem ajudar na diversificação da sua rede.

Os conselheiros possuem um papel fundamental para conectar empreendedores com outros interessados em os apoiar, mas é importante saber que nem sempre a melhor solução virá de alguém limitado ao mesmo horizonte.

7 – Mensure seu desempenho

Ser capaz de articular apoiadores, financiadores, o público e o impacto da sua solução são habilidades muito valiosas, mas para manter o seu negócio sustentável, é preciso acompanhar o desempenho das suas ações e etapas.

Identifique os indicadores mais valiosos de desenvolvimento e acompanhe-os regularmente, depois qualifique sua evolução para ajudar a montar um relatório claro e preciso que ajudará na captação de investidores..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *