5 Técnicas Fundamentais para Ter Resultados com (EMAIL MARKETING)

No tags Permalink

A internet é mais do que uma forma de divulgar empresas, marcas ou produtos, um dos seus maiores propósitos é a interação. Para as empresas, a construção de vínculos e a gestão de relacionamento com a ajuda da grande rede são as melhores formas de obter resultados.

Falando sobre resultados efetivos, uma das técnicas mais eficiente para criação de relacionamento e conversão de resultados é o e-mail marketing. Com ele, é possível falar diretamente com o cliente, descobrir gostos, preferências e manter uma comunicação clara, objetiva e personalizada.

Além destas vantagens, esta estratégia de marketing possui uma infinidade de possibilidades para captar e mensurar dados estratégicos, o que facilita muito a compreensão do ROI (retorno sobre investimento) e o planejamento estratégico de ações de marketing.

Apesar da vasta quantidade de plataformas disponíveis no mercado, não basta usar um serviço gratuito ou contratar uma ferramenta para simplesmente sair distribuindo mensagens. É preciso pensar estrategicamente e planejar a forma de envio e formatos das mensagens, antes de encaminhá-las.

Para te ajudar a alcançar os melhores resultados com ações de e-mail marketing eficientes, siga as 5 técnicas fundamentais que separamos:

1. Atenção ao título

As pessoas recebem em média, 80 e-mails por dia e 84% deles são spams. Conseguindo vencer o filtro de spam e chegando a caixa de entrada, será preciso que seu e-mail se destaque diante das mensagens concorrentes.

Para isto, é preciso criar um título para sua mensagem que seja atraente, intrigante, persuasivo ou curioso. Só assim conseguirá entrar para a estatística das mensagens abertas.

Tamanho dos títulos

Prefira títulos curtos, com uma média de 10 caracterees, que sejam visualizados integralmente na caixa de entrada. Se for alonga-los, redija-os de forma que o tema da mensagem seja esclarecido nas primeiras palavras.

Atenção aos verbos selecionados

Incluir os de significado ativo no título, subtítulo e em todo o texto é muito promissor para engajar leitores. Prefira verbos que ajudem na transmissão de sentimentos como curiosidade, emoção ou ação.

Invista nas chamadas (call-to-action)

Incentive uma reação do leitor, incluindo em seu título um pedido de ação, compatível com seu objetivo. Ex: “Abra para ganhar seu desconto…”

2. Cuidado ao formatar seu e-mail

Em 2014, 64% dos internautas afirmou preferir receber mensagens com formatação em HTML, ao invés de textos simples e corridos. Diante deste dado, muito cuidado e atenção no momento de criar suas campanhas.

Mesmo que um e-mail composto somente de texto não esteja na lista de preferências, até mesmo a formatação HTML precisa de um conteúdo de qualidade na mensagem, para não ser encaminhado para a caixa de Spam.

Equilibre o tamanho de textos e imagens e sempre antes de encaminhar, faça testes de verificação anti-spam, algumas ferramentas de distribuição de e-mails disponibilizam esta utilidade e aconselham seu teste automaticamente.

3. Escolha o melhor horário

Para conquistar os melhores índices de abertura de e-mails, é preciso conhecer o perfil dos leitores, entender quais seus hábitos mais comuns e melhores horários para conversar com eles.

Antes de distribuir aleatoriamente, pesquise o perfil do seu público-alvo e, evite horários de baixa audiência em que mesmo com um título e formatações excelentes, sua mensagem pode ser esquecida e soterrada por uma infinidade de outras mensagens.

Em geral, pode ser interessante encaminhar mensagens durante o horário comercial e em momentos de deslocamento, como na hora da volta para casa após o trabalho, por exemplo.

Também não deixe de estudar e compreender fatores e tendências culturais, assim como, diferenças entre fusos horários, comportamento profissional e datas especiais como feriados locais e nacionais.

4. Faça ações coordenadas

Uma boa estratégia para conquistar engajamento com sua campanha de e-mail marketing é promover ações coordenadas, conectando uma sequência de e-mails, para distribuir conteúdos.

De acordo com o seu segmento, ao descobrir uma necessidade ou interesse comum de seus clientes, crie uma sequência de e-mails para serem encaminhados em intervalos regulares, incentivando uma continuidade na leitura.

Se você atua no segmento de moda, por exemplo, e possui um e-commerce que vende acessórios, pode criar uma campanha com o título: “Veja o top 7 dos sapatos de inverno – Modelo 1…”

Você pode encaminhar informações sobre cada um dos 7 modelos uma ou duas vezes por semana, para sua listagem de e-mail de clientes que se interessam por sapatos, fornecendo informações sobre a criação destes modelos e acrescentando promoções de sua loja.

5. Personalize suas mensagens

Sempre que possível, chame seu cliente pelo nome. Boas ferramentas de e-mail marketing oferecem recursos simples para isso, não é uma medida difícil de configurar e promove uma empatia muito grande do cliente com sua marca.

Seja um cliente pessoa física ou jurídica, indicar nas primeiras linhas da mensagem o nome de cada um é uma atitude que gera familiaridade, deixando-o ciente de que aquele e-mail não é uma corrente genérica..

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *