10 Dicas Para Lançar Um Vídeo (VIRAL NO YOUTUBE)

No tags Permalink

Karen X. Cheng lançou um vídeo no YouTube que demorou 1 ano para ficar pronto. Resultado? Mais de 3 milhões de visualizações.

O mais interessante é que este sucesso não foi por acaso. Foi tudo muito bem planejado. E ela contou no site da Revista Fast Company o que fez para alcançar a fama.

 

 

1 – Crie um Plano de Marketing

Crie um plano de marketing para o seu vídeo. Parece muito trabalho? É melhor ter trabalho e ter a chance de alcançar o sucesso do que não fazer muito e ter certeza que vai fracassar.

Veja o plano dela para o vídeo “Girl Learn to Dance in a Year (TIME LAPSE)” – Menina Aprende a Dançar em Um Ano”.

2 – Entenda Como os Vídeos “Viralizam” na Internet

O que acontece para ideias e vídeos se espalharem na Internet? Veja o passo a passo da Karen até o seu vídeo atingir a primeira página do YouTube:

  • Postar no Twitter e Facebook
  • Postar no Reddit (agregador de links)
  • Postar no Hacker News (agregador de notícias)
  • Peça aos amigos para divulgar seu vídeo
  • Envie e-mail para blogueiros e pessoas que tenham interesse no vídeo

Um dos fatores mais importantes foi o interesse dos blogs de influência no mercado. Blogueiros vão divulgar seus posts o máximo possível para aumentar a audiência e a receita com publicidade.

3 – Publique na Segunda ou Terça

As pessoas assistem aos vídeos do YouTube quando estão trabalhando. Portanto publique seu vídeo no início da semana e deixe ganhar força nos dias restantes.

Terça é melhor, pois na Segunda a maioria está lendo os e-mails acumulados. Preste atenção se não tem nenhum grande evento acontecendo naquele dia ou um feriado perto, pois muitas pessoas podem estar viajando.

4 – Descubra Quem Pode Ter Interesse no Seu Vídeo

Que tipo de empresa, organização ou pessoa pode ter interesse no seu vídeo e pegar carona no seu sucesso?

Karen colocou na descrição e palavras chaves do seu vídeo todas as marcas de roupas que estava usando, o nome da estação de trem onde dançou, o nome do aplicativo de música que utilizou e o nome da música que dançou.

Ela enviou um e-mail para todas estas empresas pedindo divulgação para o vídeo. Algumas compartilharam outras não.

5 – O Vídeo tem Que Ser Bom

Não adianta todo este esforço se a qualidade do seu vídeo é ruim. Para que outras pessoas além dos seus amigos divulguem seu vídeo ele deve gerar fortes emoções.

Que emoção você quer causar com seu vídeo: surpresa, empolgação, tristeza, compaixão?

6 – Conte uma História

O vídeo de Karen não fez sucesso porque ela era uma boa dançarina. Existem profissionais que tem muito mais habilidade, porém não tiveram o mesmo sucesso de marketing que ela conseguiu.

Na verdade o grande diferencial foi a história que ela contou. O mundo de entretenimento é feito de histórias. Conte a sua também.

7 – Crie um Vídeo Curto

A primeira coisa que as pessoas fazer é ver qual a duração de um vídeo. Se tiver 10 minutos provavelmente poucos vão assistir. 2 minutos é o ideal. Vídeos curtos são mais compartilhados.

8 – Crie um Título Matador

O título é muito importante para despertar o interesse para o vídeo. Escreva várias opções para o seu título e veja qual fica melhor.

9 – Decida o Que Vai Comprometer

Nem sempre você vai poder deixar tudo o que preferir no vídeo. O objetivo é atingir o maior número de pessoas possível. Você vai precisar cortar alguma parte ou mudar o título mesmo que vá um pouco contra o que pensa.

No exemplo de Karen ela teve que mudar o título algumas vezes. Por exemplo, ela queria colocar a palavra “mulher” e não “menina”, mas em Inglês não ficava bom. Também gostaria de fazer referência a sua aparência asiática, mas no final desistiu.

10 – O Que Fazer Quando Seu Vídeo Alcançar o Sucesso

Você vai ser criticado e amado ao mesmo tempo. Você vai receber elogios e comentários que vão até ofender. Porém não se deixe influenciar.

Quando o vídeo começar a “viralizar” fique atento aos e-mails que vai receber de outros sites e principalmente da mídia. Não se esqueça de colocar links no vídeo para o seu website, conta no Twitter, Facebook e outras formas de contato.

A melhor reposta para Karen foi das pessoas que ficaram inspiradas para começar a aprender e tentar o mesmo.

Este é excelente exemplo de sucesso de marketing que não precisou de muito dinheiro, mas com certeza exigiu muita dedicação. Já pensou qual vídeo você vai lançar no Youtube?

Veja o vídeo da Karen abaixo:

Artigo Original: Fast Company.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *